Desvio de recursos da saúde

Polícia Federal cumpre mandados de prisão e busca e apreensão em Macapá

Polícia Federal cumpre mandados de prisão e busca e apreensão em Macapá

Prédio da Secretaria de Saúde do Estado foi um dos alvos da operação desta sexta-feira

Compartilhe:

Desde o início da manhã, a Polícia Federal cumpre mandados de busca e apreensão e de prisão na 2ª fase da Operação Vírus Infectio, para desarticular organização criminosa que pratica crimes de fraude em licitação e corrupção, com desvio de recursos públicos utilizados no enfrentamento específico ao coronavírus, no estado do Amapá. Um dos alvos é uma servidora da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Na ação, que conta com a participação do Ministério Público Federal (MPF), cerca de 35 policiais federais dão cumprimento a nove mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão preventiva, em Macapá/AP, além do afastamento do exercício da função pública da servidora da Sesa, que não teve o nome divulgado.

Após a primeira fase da operação, deflagrada em abril, foram constatados indícios de pagamento de vantagens indevidas, por parte de um empresário, à servidora da secretaria de Saúde, para que a mesma agilizasse os trâmites burocráticos de liberação de notas de empenhos.

As investigações identificaram, ainda, que os pagamentos ocorriam através de transferências realizadas por pessoas jurídicas, de propriedade do empresário, à pessoa da família indicada pela servidora.

Os investigados poderão responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de corrupção ativa, corrupção passiva e integrar organização criminosa, e se condenados poderão cumprir pena de até 20 anos de reclusão.

Compartilhe: