O Instituto Federal do Amapá (Ifap) inicia nesta quarta-feira, 13, as inscrições para dois processos seletivos nos cursos técnicos integrados ao ensino médio e nos cursos superiores, no primeiro semestre de 2021. Os candidatos devem preparar a documentação escolar relativa aos anos anteriores a 2020 para anexar no sistema on-line de inscrições, que estará aberto até o dia 26 de janeiro.
A seleção ocorrerá pela classificação do estudante com base no desempenho escolar (notas/conceitos) do ensino anterior, conforme detalhado nos editais. As notas devem ser informadas no momento da inscrição e deverão ser comprovadas com a apresentação do histórico escolar somente durante a matrícula.
“Além do histórico escolar para quem fez o ensino regular, o Ifap aceita outras formas de certificação. No caso dos candidatos que querem se inscrever nos cursos superiores, por exemplo, eles podem usar certificados do ensino médio obtidos no Encceja e no próprio Enem”, explica o diretor de Processo Seletivo da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) do Ifap, Marcos Araújo Almeida.
Passo a passo para se inscrever
Acesse a página processoseletivo.ifap.edu.br, clique em “PS GRADUAÇÃO 2021.1” ou em “PS INTEGRADO 2021.1”.
1° Selecione o Nível de Ensino, Modalidade, Campus, Curso e Turno desejados e clique em “INSCREVA-SE”
2° Digite o CPF (necessariamente do candidato e não dos pais ou de terceiros)
3° Informe os dados pessoais obrigatórios solicitados na Ficha de Inscrição
4° Indique se quer concorrer às vagas reservadas, conforme disposto no edital
5° Escolhe a modalidade do curso e tipo de histórico
6° Preencha todos os campos, relacionados ao histórico escolar, conforme o edital
7° Anexe, para análise documental, os documentos relacionados no edital.
8° Confirme os dados antes de finalizar a inscrição.
9° Clique na mensagem: “Declaro que li integralmente o edital. Declaro também que estou de acordo com todas as condições estabelecidas, não podendo alegar desconhecimento, em qualquer momento, das informações prestadas”.
Vagas
O Ifap oferece 970 vagas, na modalidade presencial, ofertados nos campi Laranjal do Jari, Macapá, Porto Grande e Santana. São ofertadas 450 vagas em 15 cursos destinados a estudantes que concluíram o ensino fundamental em idade regular, ou seja, estão terminando agora em 2019 o último ano ou última série do ensino fundamental. E outras 520 vagas para 16 cursos de graduação a serem disputadas por quem já tem o ensino médio e quer conquistar o nível superior.
Os cursos são na modalidade presencial, mas as aulas vão iniciar em março deste ano no sistema de ensino remoto emergencial, por conta da pandemia do coronavírus.