Clínica da Vida completa dois anos com 16 mil sessões de hemodiálise

Clínica da Vida completa dois anos com 16 mil sessões de hemodiálise

Clínica da Vida funciona no complexo hospitalar de Santana desde junho de 2017

Compartilhe:

Inaugurada em 30 de junho de 2017, no complexo hospitalar de Santana, a Clínica da Vida Lourival Duarte Brandão completou 2 anos de funcionamento com 16.101 sessões de hemodiálise realizadas. A unidade se tornou a segunda referência pública para pacientes renais crônicos, expandindo e descentralizando o atendimento que antes só era feito na Unidade de Nefrologia do Hospital de Clínicas Alberto Lima (Hcal), em Macapá.

Nos últimos 12 meses, foram registradas 9.682 sessões de hemodiálise, 3.263 a mais do que no primeiro ano de funcionamento. Desde que entrou em atividade, a Clínica passou de 24 pacientes para 58, no primeiro ano e, atualmente, atende a 64 renais crônicos.

O aumento no número de sessões é resultado da disponibilização de mais profissionais, que passaram de 25 para 36. Para a responsável técnica pela Clínica da Vida, a enfermeira Leila Nazaré da Silva, a unidade está perto de atender sua capacidade máxima. “Antes, as sessões eram realizadas às terças, quintas e sábados, em dois turnos. Agora estamos atendendo também às segundas, quartas e sextas, com a disponibilidade de três turnos. Isso nos possibilitou chegar a 64 pacientes, mas nossa meta é de atender a 80”, explicou Leila.

A unidade proporciona uma grande comodidade aos pacientes que, em sua maioria, são santanenses, que podem fazer as sessões de hemodiálise mais perto de casa. Antes, esses pacientes se deslocavam até a Nefrologia do Hcal para receberem tratamento, o que tornava a rotina ainda mais cansativa. Pacientes de Mazagão também são atendidos na Clínica da Vida.

Ampliação

A Clínica da Vida possui 14 máquinas de última geração (equipamento que realiza no organismo humano o processo artificial de limpeza e filtragem do sangue), somadas as da Unidade de Nefrologia do Hcal, resultam em 51 poltronas de atendimento aos pacientes renais no Estado. Com a unidade, o número de pacientes passou de 240 para 302 que, atualmente, fazem hemodiálise nas duas clínicas.

Compartilhe: