EM BAIXA

Hemoap volta a convocar doadores para garantir estoque de sangue

Hemoap volta a convocar doadores para garantir estoque de sangue

Uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas

Compartilhe:

O Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) está convocando os doadores voluntários de sangue para comparecerem ao hemocentro e reforçarem o estoque se sangue, que se encontra em baixa. A urgência maior é para o tipo O+.

Atualmente, 89 mil amapaenses são fidelizados ao Hemoap e já doaram sangue mais de uma vez. A média diária de doadores voluntários aptos é de 54 pessoas, porém, o fluxo diário e constante ideal é de, no mínimo, 87 doadores voluntários, de acordo com os critérios de doação de sangue.

Em geral, uma bolsa de sangue pode ajudar a salvar até 4 vidas. Isso significa que, se o voluntário doar a cada 3 meses, pode ajudar a manter até 12 pessoas vivas.

“É importante relembrar que o Hemoap é responsável pelo abastecimento de todas as unidades hospitalares públicas e particulares do Amapá, e que um voluntário pode ajudar até quatro pessoas, por isso, reforçamos que quem quiser e puder doar, é muito bem-vindo no hemocentro”, afirmou a chefe do serviço de captação e orientação social do Hemoap (SCOS), Elmira Melo.

O Hemoap fica na avenida Raimundo Álvares da Costa, esquina com a rua Jovino Dinoá, em Macapá. O funcionamento é das 7h30 às 12h30.

As doações de sangue podem ser realizadas por comparecimento espontâneo ou solicitadas através de agendamento via WhatsApp (96) 98811-0200.

Orientações

Não é possível doar sangue em jejum, por isso, antes de realizar a doação, é fundamental consumir alimentos leves;

A recomendação é de que alimentos gordurosos sejam evitados;

Evite esforços físicos exagerados por, no mínimo, 12 horas após a doação de sangue;

É indicado que a pessoa não fume por cerca de 2 horas e evite bebidas alcoólicas por até 12 horas após a doação de sangue;

Após doar sangue, é indicado fazer um pequeno lanche;

Antes e depois de doar sangue, hidrate-se.

Critérios básicos para doação

É necessário pesar acima de 50 kg; ter idade entre 16 e 69 anos e estar em boas condições de saúde;

É indispensável estar descansado e bem alimentado antes de realizar a doação;

Os intervalos de tempo para doação de sangue são de 2 meses para homens e 3 meses para mulheres.

Compartilhe: