MOBILIZAÇÃO

Vacinação contra a dengue começa por Santana

Vacinação contra a dengue começa por Santana

Público prioritário da campanha são crianças e adolescentes de 10 a 14 anos – Foto: Nayana Magalhães

Compartilhe:

O município de Santana, na Região Metropolitana, foi escolhido para o início da vacinação contra a dengue no Amapá. Nesta sexta-feira, 5, o Governo do Estado realizou uma ação de imunização para incentivar a adesão da campanha pela população.

Na quinta-feira, 4, o Amapá recebeu as primeiras 12 mil doses dos imunizantes. Para Santana foram destinadas 3.132 doses para a primeira fase da campanha. O público prioritário são crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. O vice-governador do Amapá, Teles Júnior, participou da mobilização e destacou o objetivo principal da ação: proteger a população. A vacinação chega ao estado após tratativas do governador Clécio Luís junto ao Ministério da Saúde.

“Santana é o município que trabalha para a estruturação de uma saúde moderna, algo que nossa gestão prioriza. Por isso, reforçamos que todos os municípios hoje recebem o imunizante e poderão definir suas estratégias para alcançar nossos jovens”, pontuou Teles Júnior.

O monitoramento do cenário epidemiológico das arboviroses no Amapá é realizado pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS). Para evitar a propagação dos casos de dengue, transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, a SVS reforça o combate ao criadouro do mosquito como principal forma de prevenção desta e de outras doenças, além da vacinação.

“O Governo do Amapá inicia hoje um momento muito importante para o combate à dengue em Santana e neste sábado, outros municípios também iniciam suas atividades, a adesão da população é de extrema importância para a campanha dar certo”, destacou o superintendente da SVS, Cássio Peterka.

O esquema de vacinação será de duas doses com intervalo de três meses entre cada. O imunizante contém vírus vivos atenuados da dengue causada pelos sorotipos 1, 2, 3 e 4. Apesar de o Aedes aegypti transmitir diversas doenças, a vacina que está sendo distribuída no Brasil atua apenas contra a dengue. O imunizante é uma tecnologia a mais, e os cuidados coletivos de combate ao mosquito devem continuar.

“Nós precisamos mostrar a importância da vacinação para a saúde da nossa população. Santana tem reforçado a imunização indo em todas as áreas do município, naquelas mais distantes e de difícil acesso, vamos trabalhar nas escolas”, reforçou o prefeito de Santana, Bala Rocha.

A vacina tem como objetivo reduzir hospitalizações e óbitos pela doença. Os horários e locais de vacinação serão organizados e divulgados pelos municípios.

Mobilização

Durante a ação, Santana iniciou a vacinação contra a dengue na Policlínica Maria Tadeu Aguiar, bairro Paraíso. A jovem Raquel do Carmo França, de 12 anos, foi a primeira santanense a receber a dose da vacina. “Estou muito feliz, me sinto protegida e deixo aqui um recado, quem está dentro do grupo e pode vacinar, façam como eu, protejam-se contra a doença”, comentou a estudante.

A vacinação segue nos municípios. Outro lote com imunizantes está previsto para chegar até a próxima semana, com mais 10 mil doses.

Compartilhe: