ATÉ 31 DE JANEIRO

Artesãos de Santana e Macapá devem atualizar dados e renovar careteira

Artesãos de Santana e Macapá devem atualizar dados e renovar careteira

835 artesãos estão cadastrados na Casa do Artesão e precisam atualizar os dados e renovar o documento

Compartilhe:

Artesãos profissionais de Santana e Macapá, que fazem parte do Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab), têm até 31 de janeiro para atualizarem os dados e renovarem a Carteira Nacional do Artesão.

A Casa do Artesão, coordenada pelo Governo do Estado, conta atualmente com 835 artesãos cadastrados. A maioria tem peças consignadas e expostas para comercialização em madeira, cerâmica, cipó, sementes e outros materiais reutilizáveis e extraídos da natureza.

Para fazer o cadastramento ou solicitar a carteira, o interessado deve buscar atendimento das 9h às 12h30, na Sala de Consignação da Casa do Artesão, na orla de Macapá.

Para o recadastramento é necessário apresentar cópias do RG, CPF, comprovante de residência (dos últimos 3 meses) e foto 3×4. Já para solicitar um novo cadastro, o artesão precisa pedir junto à Coordenadoria Estadual do Artesanato, o teste de habilidade.

No caso dos artesãos que residem nos demais municípios, o cronograma de recadastramento e a renovação da carteira será divulgado posteriormente.

O sistema integra o Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), que elabora o cadastro único dos profissionais de todo o país. Com base nele, é emitido o documento que permite a participação em feiras, eventos e capacitações apoiadas pelo PAB.

“Essa atualização tem o objetivo de saber quantos artesãos estão, de fato, exercendo a atividade em Macapá e Santana, bem como renovar a identidade profissional para que possam, por exemplo, participar de feiras nacionais este ano”, explicou Ezequias Costa, secretário de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete).

Compartilhe: