O governo do Amapá iniciou a instalação do equipamento de tomografia computadorizada no Hospital Estadual de Santana. Será o primeiro município fora da capital, Macapá, a ter o aparelho na rede estadual de saúde. Foram investidos R$1,4 milhão na aquisição do aparelho e mais R$ 250 mil na construção das salas de exame e comando.
A secretária de Estado da Saúde, Silvana Vedovelli, explicou que, desde janeiro, a gestão trabalha para promover avanços na saúde pública, com a reforma de hospitais e aquisição de medicamentos e correlatos. Em sete meses, as melhorias já podem ser vistas por pacientes e funcionários.
“A aquisição deste terceiro tomógrafo representa mais um ganho para a saúde pública. Precisamos comemorar essas pequenas, mas significativas vitórias para o Amapá. Sabemos que ainda falta muito para garantir um atendimento digno à população amapaense, mas a nova gestão, em menos de 8 meses, segue avançando”, disse Silvana.
A tomografia computadorizada auxilia no diagnóstico por imagem de doenças e alterações em diversas partes do corpo. Além disso, é um procedimento não invasivo que combina o uso de raio-x com computadores especialmente adaptados.
Com a chegada do tomógrafo, iniciou-se o processo de montagem mecânica. Após essa etapa, estão programados os testes prévios do equipamento, instalação e treinamento da equipe para manusear o aparelho, que tem previsão de funcionamento até o final de setembro.
O tecnólogo e responsável pelo setor de radiologia do Hospital de Santana, Cristóvão Monteiro, trabalha há 29 anos na unidade e destacou que agora o serviço de tomografia é uma realidade no município.
“Estávamos há anos esperando a oportunidade de ter esse equipamento em Santana para atender a comunidade que tem dificuldade para se locomover até Macapá em busca do exame. Com certeza, esse é um ganho para toda a população santanense e para o estado”, comemorou.
O equipamento de 1,5 tonelada terá sua capacidade de procedimentos definida após a conclusão dos testes. Além deste aparelho, o Estado mantém mais dois tomógrafos, um no Hospital de Emergências e outro no Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima.