O governo federal lançou nesta segunda-feira, 24, o edital de licitação para a pavimentação do lote 1 do trecho sul e dos lotes 2 e 3 do trecho norte da BR-156, no Amapá. O anúncio ocorreu durante a cerimônia de assinatura da ordem de serviço para a construção do Terminal Hidroviário de Passageiros de Santana, com a presença do diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Fabrício Galvão.
Com 822 km de extensão, a BR-156 inicia em Laranjal do Jari e vai até o município de Oiapoque. Segundo o DNIT, a rodovia está em fase de construção e manutenção, com diferentes etapas de obras em andamento ao longo do seu trajeto.
O trecho sul tem início em Laranjal do Jari e segue até a intercessão com a BR-210, em Macapá. Os projetos para as obras no lote 1, a partir de Laranjal, está aprovado e em processo para licitação da pavimentação. Já os projetos dos lotes 2 e 3 estão em execução, enquanto que o lote 4 está sob a responsabilidade do 8º Batalhão de Engenharia e Construção do Exército Brasileiro para a execução das obras de implantação e pavimentação.
No trecho norte, o DNIT está concluindo os remanescentes das obras, já que os últimos contratos foram rescindidos por inexecução contratual da empresa. Com isso, a autarquia está em processo de levantamento das informações para licitação das obras neste ano. O trecho abrange a rodovia desde o km 400,6 até o Km 822,5. Cerca de 110 quilômetros de extensão ainda estão sem revestimento asfáltico. O lote 2 das obras vai do km 633,68 ao km 687,73; e o lote 3 do km 687,73 ao 743,73. Todo o segmento conta com contratos ativos de manutenção para assegurar a devida conservação da via.
Para o trecho sul, o lote 1 prevê investimento de aproximadamente R$ 240 milhões. Para os trabalhos no lote 4, o investimento inicial é de aproximadamente R$ 158,2 milhões. No trecho norte o custo previsto para os lotes 2 e 3 é em torno de R$ 500 milhões. O prazo de execução dos contratos de pavimentação é de 3 anos, a depender das condições climáticas.
O órgão afirma que todas as áreas da BR-156 estão atualmente passando por obras. A rodovia está devidamente sinalizada para garantir a segurança dos motoristas e demais usuários que transitam pela região. O orçamento previsto para construção e manutenção de rodovias no estado do Amapá neste ano é de aproximadamente R$ 265,5 milhões. Para o setor hidroviário foi disponibilizado cerca de R$ 20,9 milhões. No momento, já foram investidos R$ 102,9 milhões. Os recursos serão viabilizados conforme necessidade.