O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) emitiu nesta segunda-feira, 24, a ordem de início dos serviços para a construção do Terminal Hidroviário de Passageiros de Santana. Orçado em R$ 26,7 milhões, a obra deve ser concluída até o fim de 2024.
A assinatura do documento ocorreu na área portuária do município, com a presença do diretor-geral do DNIT, Fabrício Galvão; do diretor de Infraestrutura Aquaviária do DNIT, Erick Moura de Medeiros; do prefeito de Santana, Bala Rocha; do governador do Amapá, Clécio Luís; além de autoridades políticas, empresários e a população em geral.
O prefeito Bala Rocha agradeceu o empenho para o avanço do projeto novo porto. “Nossa equipe trabalhou muito por esse dia, fizemos a liberação da área da obra e, junto com a Câmara de Vereadores, a doação formal do espaço para a construção do terminal”, pontuou. “O Porto do Povo é uma grande janela para o nosso futuro”, comemorou o gestor.
O senador Randolfe Rodrigues, que destinou R$ 12 milhões para a obra, afirmou que “o porto é uma grande realização, há anos os amapaenses esperam por esse espaço que vai garantir mais dignidade e oportunidade ao município”. Ele aproveitou para anunciar outros dois portos a serem construídos, em Laranjal do Jari e Oiapoque.
O diretor-geral do DNIT reforçou que a estrutura irá atender uma demanda da população. “É notável que o rio é uma área que conta com uma grande demanda de passageiros. O porto surge para atender uma necessidade e não temos dúvidas que a instalação vai trazer inúmeros benefícios”, afirmou Fabrício Galvão.
De acordo com o projeto, haverá espaço para bilheteria, lanchonetes, lojas, espaço para administração e fiscalização. A instalação portuária inclui a instalação de cais flutuante de 52 metros de comprimento por 12 metros de boca moldada por 2 metros de pontal moldado, dotado de convés simples com cobertura. Além disso, inclui a instalação de uma passarela metálica de acesso de pedestres com cobertura de 2 metros de largura por 25 metros de comprimento. O porto terá a capacidade de receber embarcações de 2 mil toneladas de deslocamento.