SEGURANÇA PÚBLICA

Corpo de Bombeiros do Amapá recebe caminhão autoescada para combate a incêndio e salvamento

Corpo de Bombeiros do Amapá recebe caminhão autoescada para combate a incêndio e salvamento

Veículo está equipado para ser utilizado em grandes alturas

Compartilhe:

O Corpo de Bombeiros Militar do Amapá recebeu nesta quinta-feira, 27, um importante equipamento de combate a incêndio e salvamento. É um caminhão autoescada que pode alcançar até 55 metros de altura em apenas 37 segundos.

O veículo foi adquirido pelo governo do Estado com recurso de emenda parlamentar do senador Davi Alcolumbre (União) e entregue oficialmente nesta quinta, em cerimônia no entorno da Fortaleza de São José de Macapá. O Amapá era um dos poucos estados do país que não possuía o equipamento.

“Com a verticalização das cidades e com edifícios cada vez mais altos, é preciso, também, que os estados estejam preparados para prevenir e combater qualquer tipo de intercorrência envolvendo este novo formato das cidades. E, agora, o Amapá está pronto para atuar em resgates de pessoas e combate a incêndios de forma mais eficiente, segura e dinâmica. Dessa forma não ficamos mais atrás de nenhum outro estado”, afirmou Davi.

O comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Alexandre Veríssimo, ressaltou a capacidade de atendimento da corporação com a aquisição do equipamento. “Muda completamente a nossa dinâmica, já que os militares bombeiros, em caso de sinistro ou outra intercorrência, poderão de forma mais ágil e rápida, utilizando o elevador que compõe a escada, sair do solo até o local em um alcance de 55 metros em 37 segundos, principalmente em situações complexas como são as que atingem grandes alturas”, explicou.

26 bombeiros militares foram capacitados para operacionalizar o equipamento; cinco deles viajaram até a Alemanha para receber o treinamento necessário a fim de utilizar a escada fabricada pela tradicional empresa Magirus.

Senador Davi Alcolumbre e o governador Clécio Luís comemoraram a aquisição do equipamento

O governador do estado, Clécio Luís, pontuou que esse equipamento será um divisor de águas quando se fala em salvamento e atendimento à população. “Para se ter uma ideia, o valor total desse equipamento é superior a todo o orçamento geral destinado à corporação. Essa escada foi produzida na Alemanha, com a mais alta tecnologia e é única no Brasil, feita especialmente para o Amapá. Uma grande conquista, fruto do empenho do senador Davi Alcolumbre. Esse equipamento muda completamente a nossa retaguarda de defesa, de segurança social e de salvamento no Amapá”, afirmou.

O Corpo de Bombeiros receberá também um caminhão autotanque com capacidade de armazenamento de 12 mil litros de água e uma picape a serem utilizados no combate a incêndios e salvamento pela corporação.

Compartilhe: