O governador Clécio Luís anunciou nesta terça-feira, 4, a publicação da licitação para as obras do novo Hospital de Emergência (HE) em Macapá. Serão investidos mais de R$ 110 milhões na estrutura, que vai ampliar a capacidade de atendimentos de urgência e emergência na rede pública. Os recursos são de emendas articuladas pelo senador Davi Alcolumbre.
As empresas interessadas têm 60 dias úteis para apresentar as propostas de construção da estrutura, que ficará em uma área onde funcionava a Vila Militar e foi cedida pelo Exército Brasileiro, atrás do atual prédio do HE, no centro da capital. A previsão é que as obras iniciem ainda em 2023.
“Acabamos de publicar no Diário Oficial a licitação para a construção do novo HE. Quero dividir minha alegria com o povo do Amapá porque vamos mudar toda a história da saúde pública de Macapá e de todo o estado. Assumi esse compromisso na campanha, assumi esse compromisso como gestor para devolver dignidade para quem buscar o atendimento público de saúde. Também quero agradecer ao senador Davi Alcolumbre, por toda a luta durante três anos para iniciar essa obra”, comemorou o governador Clécio Luís.
Com o novo pronto-socorro, a rede pública de saúde irá se adequar ao crescimento da população amapaense, que, atualmente, ultrapassa os 750 mil habitantes.
O projeto é considerado a maior obra de saúde do estado. São mais de 15 mil m² de área para expansão dos serviços prestados, com ampliação para, inicialmente, 212 leitos na estrutura total, entre clínicos, intensivos e de cuidados intermediários, além de leitos específicos da Unidade de Tratamento de Queimados.
“Esse hospital vai mudar a vida de milhares de amapaenses que estão sonhando com essa obra. Dar para a população um atendimento digno de emergência e urgência”, disse o senador Davi Alcolumbre.
Quando concluída, a estrutura será a porta de entrada das urgências e emergências do Estado e atenderá casos de alta complexidade, sendo enquadrada pelo Ministério da Saúde (MS) na categoria Hospital de Grande Porte.
O projeto prevê seis salas de cirurgia, sendo quatro de multiespecialidades; serviços para diálise; Central de Diagnóstico por Imagem e Métodos Gráficos (com espaços de radiologia, hemodinâmica, tomografia, ultrassonografia, ressonância e endoscopia).
Haverá, ainda, ambientes de apoio técnico (para laboratórios e setores como Nutrição e Farmácia), além de espaços para administração, auditório e salas multiuso, comissões.
Está previsto um estacionamento com 110 vagas para veículos (com bicicletário e espaço para motos), além de heliporto e rampas de acesso.