EDUCAÇÃO

Campus da Unifap em Oiapoque pode se transformar em Universidade de Fronteira

Campus da Unifap em Oiapoque pode se transformar em Universidade de Fronteira

Estrutura da Unifap em Oiapoque será utilizada para o funcionamento da Unifron, caso o projeto seja aprovado

Compartilhe:

Tramita no Senado Federal um projeto de lei que propõe a transformação do campus de Oiapoque da Universidade Federal do Amapá (Unifap) em Universidade Federal da Fronteira Norte (Unifron).

A proposta é do senador Randolfe Rodrigues (Rede), que defende a criação de novas instituições públicas de educação superior para a promoção do desenvolvimento da educação de regiões e Estados brasileiros. “Acreditamos ter chegado o momento de transformar o campus de Oiapoque em instituição autônoma, para que possam ocorrer avanços ainda mais significativos na expansão da educação superior no Estado do Amapá”, explica o parlamentar. “Bem como a promoção de novas atividades acadêmicas que contribuam para o desenvolvimento da região e favoreçam o processo de cooperação binacional com o departamento ultramarino francês da Guiana”, completou.

Senador Randolfe Rodrigues é autor do projeto que cria a Universidade Federal da Fronteira Norte

O projeto de lei autoriza a criação da Universidade Federal da Fronteira Norte (Unifron), com natureza jurídica de autarquia, sede e fórum no Município de Oiapoque, vinculada ao Ministério da Educação, por transformação do campus de Oiapoque da Unifap, nos mesmos moldes do projeto apresentado pelo ex-deputado federal Jorielson Brito.

A Unifron terá por objetivo oferecer ensino superior de graduação e pós-graduação, desenvolver pesquisas, extensão e cultura, bem como promover a inovação e o desenvolvimento regional. O projeto ainda prevê uma série de providências sobre patrimônio, recursos, administração, cargos e estatuto da universidade cuja criação busca autorizar.

Compartilhe: