O deputado estadual Roberto Góes (União Brasil) pediu à presidência da Assembleia Legislativa que proceda com a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a CEA Equatorial, responsável pela distribuição de energia elétrica no Estado. O requerimento que trata do tema foi aprovado na sessão ordinária de terça-feira, 30 de maio, com mais de 15 assinaturas.
A criação da CPI da CEA Equatorial foi proposta pelo deputado após reclamações sobre aumento no valor da conta de luz, interrupções no fornecimento de energia, dificuldades para ressarcimento de prejuízos ocasionados pela má qualidade do serviço. Nesta quinta, Góes pediu que os trâmites para a instalação da comissão sejam seguidos e criticou o reajuste na tarifa de luz anunciado nesta semana pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
“Esta casa não pode cruzar os braços, precisamos chamar a bancada federal, o governador Clécio Luís, a bancada estadual, pra gente dar um freio nisso. Nosso estado é um estado produtor de energia; em outros estados o aumento foi de 6,9% e para a região Norte, para o nosso Amapá, foram 17,6%. Então, quem já pagava caro por uma energia de péssima qualidade pode preparar o bolso que vai pagar muito mais”, desabafou Roberto Góes.
Nos próximos dias, os partidos políticos devem indicar os membros que vão compor a comissão, que vai escolher presidente e relator, e apresentar o plano de trabalho.