INCENTIVO AO ESPORTE

Governo entrega uniformes e material esportivo a alunos de projeto social da Polícia Civil

Governo entrega uniformes e material esportivo a alunos de projeto social da Polícia Civil

Entrega do material ocorreu neste sábado, no Ginásio Avertino Ramos

Compartilhe:

Neste sábado, 17, no Ginásio Avertino Ramos, em Macapá, o governo do Estado fez a entrega de quimonos e materiais esportivos a alunos do Projeto Social Esporte é Segurança, Descoberta de Talentos, idealizado e coordenado pelo agente de Polícia Civil e mestre de Judô, Antonio Viana, para contribuir na formação dos valores e inclusão social de crianças, jovens e adultos, por meio do esporte.

O governador Clécio Luís, que fez a entrega do material, destacou a importância do esporte para a formação de cidadãos e atletas. “Esse projeto existe desde 2007, e vem dando frutos, dando resultados. Dele, agora já irão sair 10 atletas, apoiados pelo Governo do Estado, para competir em nível nacional. Então todo esse engajamento precisa ser fortalecido. A entrega destes quimonos é justamente o reconhecimento da Polícia Civil do Amapá, meu e do Governo, sobre a importância do projeto”, salientou o governador.

Os uniformes foram adquiridos através de recursos da Polícia Civil, no valor de R$ 40 mil, e vão atender de imediato 230 alunos das turmas de judô, kids, adultos e terceira idade, atendidos pelo projeto.

“Eu já estou há quatro anos no projeto. O judô acrescentou muito para a minha formação como pessoa. Disciplina, respeito e foco na busca por um propósito de vida foram ensinamento que aprendi com meu sensei, meu professor. É essa filosofia que transforma e tira muitas crianças e jovens do caminho da criminalidade”, afirmou Ícaro Ribeiro, de 15 anos, que vê no judô a esperança de um futuro melhor.

As aulas de judô, e nos últimos anos de jiu-jitsu e musical, de flauta doce, na Região Metropolitana do estado, acontecem no Centro Integrado de Operações e Segurança Pública (Ciosp) do Novo Horizonte, Macapaba, Escola Estadual Risalva Freitas do Amaral e no 4º Batalhão da Polícia Militar em Santana.Esporte como ferramenta de transformação

Atualmente o Projeto Social Esporte é Segurança, Descoberta de Talentos, atende 1.560 alunos. Em 16 anos de existência, já transformou a vida de muitos jovens e colecionou muitas histórias. Além de Macapá e Santana, os polos sociais estão nos municípios de Mazagão, Porto Grande e Oiapoque. Desbravando fronteiras a iniciativa também já chegou ao Afuá, Paragominas e Santa Maria do Pará.

Os treinos são comandados por 47 professores, atletas faixas preta, marrom e coral de judô, formados no projeto. É o caso da Sâmila Rebeca, que iniciou aos 10 anos de idade no projeto e representa o Amapá em competições nacionais, como jogos escolares, jogos universitários e seletiva olímpica.

Compartilhe: