Com a chegada dos festejos juninos, o número de eventos para comemorar esta época do ano é grande. Festas de pequeno, médio e grande porte, com apresentações de grupos, atrações culturais e estruturas que demandam consumo de energia elétrica. Para garantir a qualidade e segurança do fornecimento de energia para esses eventos, a CEA Equatorial reforça as regras e prazos da solicitação do serviço de ligação provisória de energia.
Para estas ligações provisórias de energia, são executadas instalações temporárias e seguras com o objetivo de atender os locais de festas, apenas nos dias dos eventos. O pedido deve ser feito junto à CEA Equatorial com o mínimo de cinco dias úteis antes do dia da festa para os clientes de baixa tensão, e, trinta dias para média tensão. Este requerimento só pode ser feito nas agências de atendimento presencial da concessionária.
A CEA Equatorial informa, que por medida de segurança, somente serão ligadas as unidades que estiveram com padrão de entrada de acordo com as especificações técnicas exigidas, com aterramento e disjuntor de proteção, instalados corretamente.
No ato da solicitação do serviço, o cliente precisará informar o período em que a energia será utilizada, apresentar a Carteira de identidade (RG) e CPF do responsável pelo evento, além de informar o endereço do evento com um ponto de referência do local e apresentar o alvará de funcionamento emitido pela prefeitura. Também será necessário fornecer as informações da potência dos equipamentos que serão utilizados. Para conferir o endereço e horário de funcionamento das agências basta acessar o endereço https://ap.equatorialenergia.com.br/. Em grandes eventos, é necessário também o alvará de vistoria do Corpo de Bombeiros para prevenção de riscos.
Os cuidados tomados em relação às ligações provisórias devem ser redobrados, pois garante não apenas o fornecimento de qualidade para quem vai precisar ligar equipamentos elétricos, como também a segurança da população que participará do evento.
Com relação às solicitações para o poder público ou grandes clientes, onde a carga seja superior a 75kW e, portanto, exija a instalação de transformadores, a Equatorial orienta que as solicitações devem ser feitas à gerência de Grandes Clientes, por meio dos seus consultores.
“O nosso alerta é para que os responsáveis pelos eventos não deixem para solicitar a ligação temporária de última hora. É fundamental que os prazos sejam respeitados, pois a empresa precisa seguir os trâmites para viabilização do serviço”, explica o gerente de relacionamento com o cliente da CEA Equatorial, Jorgemiro Júnior.
Como forma de orientar os clientes e, principalmente, prevenir acidentes relacionados à energia elétrica, a CEA Equatorial também reforça que equipes de inspeção estarão presentes durante a realização dos eventos para ações de suspensão do fornecimento em ligações fora dos padrões técnicos e de segurança, bem como, para atuar em parceria com os órgãos competentes no combate a ligações clandestinas. Caso as equipes encontrem alguma anormalidade, o serviço só será restabelecido quando o cliente regularizar a situação com a empresa.