Com mais de meio século na produção de peças em crochê, a artesã Maria Raimunda Silva, 68 anos, recebeu, no último sábado, 17, a Carteira Nacional do Artesão. O documento foi entregue pelo Governo do Amapá e Prefeitura de Santana em uma ação que ofertou mais de 500 atendimentos de cidadania, saúde, bem-estar e empreendedorismo aos moradores do município.
A Carteira Nacional do Artesão permite a esses profissionais o acesso a eventos e capacitações em todo o país e, até mesmo, garante participação em feiras internacionais. Para Maria Raimunda, também representa reconhecimento de seu trabalho. “Essa carteira representa muito para mim. Ter o meu trabalho reconhecido é gratificante. Comecei a aprender crochê com 10 anos de idade e de lá pra cá aperfeiçoei a minha técnica”, explicou a artesã.
A parceria aconteceu na Escola Estadual Rodoval Borges da Silva, no bairro Fonte Nova, e também ofertou vacinação, teste de glicemia e outros atendimentos de saúde e assistência social.
A vacinação atraiu a atenção dos adolescentes. O estudante Wagner Moraes, 14 anos, estava acompanhado da mãe e tomou a dose contra a Influenza. “É sempre bom se prevenir da gripe e a vacina possibilita isso” informou.
Outro que não perdeu tempo foi o Marcos Paulo Tavares, 14 anos. O estudante também tomou a vacina contra a Influenza e incentivou outras pessoas a se vacinarem. “Aproveitei a ação aqui na escola que estudo e tomei a dose. Espero que a população santanense se conscientize da importância deste ato”, explicou.
A ação foi coordenada pela Secretaria de Estado de Trabalho e Empreendedorismo (Sete) para atender a população santanense. “Foi a vez de Santana receber a ação itinerante. A parceria entre o Governo e a Prefeitura de Santana foi essencial para o sucesso do evento”, finalizou o gestor da pasta, Ezequias Costa.