SÍNDROMES RESPIRATÓRIAS

Prefeitura de Santana decreta situação de emergência na saúde

Prefeitura de Santana decreta situação de emergência na saúde

Medidas de prevenção e controle das doenças foram anunciadas nesta terça-feira, pela Prefeitura de Santana

Compartilhe:

Nesta terça-feira, 16, o prefeito de Santana, Bala Rocha, decretou situação de emergência no município devido ao aumento de casos de síndrome gripal e respiratória no Amapá. A prefeitura adotou uma série de medidas emergenciais para prevenção e controle das infecções.

Entre as medidas anunciadas estão a ampliação dos grupos prioritários para vacinação contra a Influenza, especialmente, as crianças de 6 meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), que são as mais acometidas até momento; e ampliação dos horários de funcionamento das Unidades Básicas de Saúde Antônio Serieiro, Igarapé da Fortaleza e Parque das Laranjeiras, até as 19h, com objetivo de alcançar o máximo de pessoas possíveis.

O município também vai intensificar ações de vacinação em áreas atendidas pelo Programa Estratégia Saúde da Família (ESF), com busca ativa, de casa em casa, do público-alvo; instalar pontos itinerantes de vacinação nos supermercados Santa Lúcia e Fortaleza, funcionando em horário especial (de 8h as 18h); realizar vacinação nas creches e escolas do ensino fundamental I (públicas e privadas), vacinação volante, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 15h às 18h; e vacinação na zona rural  (fluvial e terrestre).

Outra medida adotada pelo município será o uso do “Vacina Móvel”, uma van que percorrerá os bairros, levando a imunização para mais perto da população.

O prefeito fez um apelo para que os pais levem os filhos para tomarem a vacina. “Precisamos prevenir, precisamos vacinar. Não se deixe levar por fake news. A vacina não causa doença. Essa vacina contra a influenza, sobretudo, não tem o vírus ativo, portanto, não provoca doença. É muito importante vacinar”, reforçou Bala Rocha.

Em Santana, a vacinação é ofertada nas Unidades Básicas de Saúde e policlínicas do município, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, além de pontos itinerantes. Aos sábados, quatro postos de saúde acolhem o público, conforme divulgação realizada no site da Prefeitura.

Compartilhe: