SAÚDE

Hospital Estadual de Santana oferta teste do pezinho

Hospital Estadual de Santana oferta teste do pezinho

Teste deve ser realizado a partir dos três dias de vida do bebê

Compartilhe:

O Hospital Estadual de Santana passou a ofertar o teste do pezinho, realizado nos primeiros dias do bebê, que pode detectar até sete tipos de doenças. O exame está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

A dona de casa Jadelmira da Silva aprovou a praticidade de poder realizar o exame perto de casa. “Ficou mais prático para eu conseguir trazer meu filho, logo após o nascimento dele, no período correto, e fui muito bem atendida”, afirmou.

O teste é realizado com a coleta de sangue do calcanhar do bebê, pois essa região é rica em vasos sanguíneos. Após a coleta, o material vai para análise, etapa em que até sete doenças podem ser detectadas: anemia falciforme, fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, hiperplasia adrenal congênita, fibrose cística, deficiência de biotinidase e toxoplasmose.

“O período ideal para fazer o teste é a partir dos três dias de vida. A gente convida todas as mães a trazerem seus filhos, pois através deste exame conseguimos identificar várias doenças de forma precoce e tratar no período ideal”, destacou a técnica de enfermagem e responsável pelo teste do pezinho no HES, Dinalva Tavares.

Para realizar o procedimento, os pais devem apresentar o cartão de vacina e a certidão de nascimento do bebê ou a Declaração de Nascido Vivo (DNV). Em Macapá, o teste está disponível no Hospital da Mulher Mãe Luzia e na Maternidade Bem Nascer.

Também está disponível no Hospital de Santana a cirurgia do pé torto congênito para crianças. O procedimento realiza a correção adequada do pé. Para ter acesso à cirurgia, os responsáveis pelos pacientes devem marcar a consulta às terças e quintas-feiras. É preciso apresentar o encaminhamento de um médico especializado ao Serviço de Arquivo Médico e Estatística (Same) da unidade de saúde.

Compartilhe: