AGOSTO DOURADO

Governo inicia campanha de conscientização sobre o aleitamento materno

Governo inicia campanha de conscientização sobre o aleitamento materno

Amamentação ajuda no crescimento saudável, no bom desenvolvimento e previne contra diversas doenças

Compartilhe:

O Governo do Amapá iniciou, nesta segunda-feira, 1º, a campanha Agosto Dourado, mês dedicado ao incentivo da amamentação e à conscientização sobre a importância do leite materno como alimento principal e mais completo para os bebês.

O Agosto Dourado é um símbolo de luta no incentivo ao aleitamento materno não só no Brasil, mas no mundo inteiro. Nas mães, o ato de amamentar evita o câncer de ovário e de mama, contribui para que o útero volte ao tamanho normal mais rápido e aumenta a interação com o filho.

Nos bebês, a amamentação exclusiva é fundamental, ajuda no crescimento saudável, no bom desenvolvimento, além de prevenir contra diversas doenças.

No primeiro dia de campanha, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) organizou uma blitz educativa em frente ao Banco de Leite Humano, em Macapá, para incentivar a doação do alimento, que é fundamental para muitos recém-nascidos internados no Hospital da Mulher Mãe Luzia (Hmml).

Na ação, funcionários da maternidade e estudantes de uma instituição privada distribuíram folders com orientações sobre como doar leite.

No mês de julho, o Banco de Leite registrou uma queda de 25% no número de doações em relação ao mês anterior, por isso a necessidade de mobilizar a população a colaborar com o aumento do estoque.

A mãe doadora, Tainá Santos, 24 anos, reforça que a ação é um ato de solidariedade para muitas famílias. “Vim até aqui para ajudar as outras crianças e mães que, por algum motivo, não conseguem amamentar. Colocar-se no lugar de outra mãe é necessário”, afirmou Tainá.

“Queremos aumentar o engajamento entre os nossos servidores e a sociedade, mostrando como o aleitamento materno pode fazer a diferença no desenvolvimento do bebê. Então, precisamos que toda a nossa rede de saúde seja uma única equipe apoiando ações que fazem a diferença, como a doação do leite,” destacou a psicóloga e coordenadora do Banco de Leite, Darcineyde Dias.

Como ser doadora?

Para tornar-se uma doadora de leite ou receber orientações sobre amamentação, a interessada pode ir ao Banco de Leite Humano, que funciona 24 horas, na esquina da Av. FAB com a Rua Jovino Dinoá, no bairro Central, em Macapá.

Outro meio de ajudar é através do número (96) 98115-9018, que também é WhatsApp. Os servidores podem atender em domicílio, entregar o kit de doação e passam na semana seguinte para recolher caso a mãe já tenha leite para entregar.

A doadora ao entrar em contato realiza um cadastro e recebe orientações sobre a coleta e o armazenamento. Com as informações repassadas, a doadora pode tirar o próprio leite e entregar os recipientes no Banco de Leite ou requisitar que a equipe de captação busque o alimento na residência.

Compartilhe: