ELEIÇÕES 2022

Jaime defende mais incentivo ao esporte amapaense

Jaime defende mais incentivo ao esporte amapaense

Grupo que reuniu com Jaime representa 16 federações, nas mais diversas modalidades esportivas

Compartilhe:

O pré-candidato ao governo do Amapá Jaime Nunes (PSD) reuniu esta semana com representantes de federações esportivas, atletas e treinadores de diversas modalidades. A categoria apresentou um diagnóstico do esporte de alto rendimento no estado e apontou demandas e sugestões. Jaime se mostrou disposto a incluir em seu plano de governo propostas para o fortalecimento das políticas públicas destinadas ao esporte no estado.

Denominado Consórcio Desportivo da Amazônia, o grupo representa 16 federações esportivas de todo o estado, nas mais diversas categorias. De acordo com o presidente da entidade, Vitor Santos, eles decidiram se organizar para buscar soluções para problemas enfrentados por todas as modalidades do esporte, como a falta de estrutura para realizar competições e de apoio do poder público para os atletas federados.

“Hoje existe um distanciamento muito grande entre o governo e as federações esportivas no estado, e não temos a oportunidade de contribuir com a gestão. A consequência disso é que os recursos são aplicados apenas no lazer, deixando de lado o esporte de alto rendimento”, disse Vitor. Ele lembrou ainda que o governo está há dois anos sem abrir edital para o Bolsa Esporte, programa de incentivo que é gerido pela Secretaria Estadual de Desporto e Lazer (Sedel).

O retorno do programa é uma das propostas contidas em um documento apresentado pelo grupo ao pré-candidato. Assinado pelas 16 federações, o documento deve ser um dos balizadores da construção do programa de governo de Jaime para o esporte. “Assim como em outras áreas, estamos dialogando com as categorias para construir nosso projeto. Queremos que eles ajudem não só agora, mas também na execução do plano”, disse Jaime.

Na opinião do pré-candidato, o esporte está abandonado no estado, assim como outras áreas. Ele lembrou que o Amapá não tem condições estruturais de receber nenhuma competição nacional, e que os atletas precisam se desdobrar para conseguir recursos para viajar. “O esporte tem uma importância social muito grande, e precisa receber o valor que merece. Temos muitos talentos aqui que precisam ser apoiados pelo governo”, afirmou.

Compartilhe: