As obras de construção do novo Hospital de Emergência do Amapá vão iniciar ainda no segundo semestre de 2022. A garantia foi dada pelo senador Davi Alcolumbre e pelo governador do Estado, Waldez Góes, nesta sexta-feira, 1, durante visita ao terreno onde a unidade de saúde será erguida, na antiga vila militar, atrás do atual pronto-socorro, em Macapá.
O projeto é considerado a maior obra de saúde do estado. São mais 10,9 mil m² de área para expansão dos serviços prestados, com ampliação para, inicialmente, 248 leitos na estrutura total. Os recursos, R$ 119 milhões, de emendas parlamentares, foram articulados pelo senador Davi.
Waldez destacou que o novo Hospital irá aumentar em 100% a capacidade de assistência de urgência e emergência à população, com infraestrutura moderna, com a instalação de heliporto, rampas, pediatria e entre outros.
“Além desse novo projeto, também destacamos a ampliação do Hospital de Emergências Oswaldo Cruz, que será entregue para à população no final de julho, pois já estamos com 90% dos serviços concluídos. Essa obra também faz parte do nosso planejamento, que irá desafogar o fluxo de atendimentos que até então estão concentradas na antiga unidade, pois iremos dobrar a capacidade com a entrega de mais 90 leitos”, reforçou o governador.
O Senador Davi, afirmou que o novo pronto-socorro de Macapá mudará o patamar da saúde pública amapaense.
“A obra começará ainda esse ano e temos um prazo de conclusão de 2 anos. E Hoje estamos anunciando uma ótima notícia para os amapaenses, pois é um sonho de cinco décadas agora se torna realidade, graças ao esforço conjunto com o Governo do Estado”, disse o parlamentar.
Projeto
O projeto inicial prevê a edificação vertical da nova unidade, a qual terá cinco andares. Os serviços de saúde oferecidos pelo novo hospital serão focados em atenção especializada de média e alta complexidade, com unidades funcionais de atendimento de urgência e emergência, incluindo trauma, ortopedia, cardiologia, tratamento de queimados, atendimento de clínica médica com internação pediátrica e adulta, serviços de apoio ao diagnóstico e terapia. Contempla, também, heliporto, rampas de acesso e estacionamento.