O Governo do Amapá e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/AP) assinaram nesta sexta-feira, 3, em Santana, o contrato para início do Curso de Instalador de Sistemas Fotovoltaicos, destinado a 200 bolsistas do Amapá Jovem.
No curso os jovens aprenderão técnicas para efetuar a instalação de energia solar on-grid, que consiste na captação de luz solar por meio dos painéis solares. Esse sistema permite a geração de energia elétrica para os imóveis.
De acordo com o diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá, Joselito Abrantes, umas das principais carências para o desenvolvimento do mercado de energia solar no estado era a escassez de profissionais qualificados para a mão de obra.
“Há quatro anos só tínhamos três empresas atuando no segmento de energia solar, atualmente no estado temos 40 empresas nesse mercado, e a tendência é que esse setor se desenvolva cada vez mais”, avaliou.
Lauriete Félix, de 21 anos, bolsista do Amapá Jovem, polo Santana, desde 2015, já realizou várias capacitações ofertadas pelo governo. E se prepara para mais um desafio. “Estou empolgada com o curso, pois é algo totalmente novo no estado, e vejo que é um mercado que bastante promissor. Quero aprender todas as técnicas possíveis para poder evoluir e ter espaço no mercado de trabalho”, afirmou a jovem.
O curso terá a duração de dois meses, incialmente serão capacitados 50 bolsistas, que utilizarão o laboratório especializado em energia solar do Senai para exercício das práticas de instalação, segurança no trabalho, além instruções necessárias sobre aspectos teóricos e práticos do dimensionamento de sistemas fotovoltaicos.