No último sábado, 28, o pré-candidato ao governo do Amapá, Clécio Luís Viera (Solidariedade), esteve nos municípios de Laranjal e Vitória do Jari para prestar apoio aos prefeitos e à população da região, que se encontra em situação crítica em função da cheia do Rio Jari, que já alcançou a marca de 3 metros e 46 centímetros, a maior alta desde 2000, quando a elevação chegou a 3 metros e 84 centímetros.
Na sede da Prefeitura de Laranjal do Jari, Clécio participou de uma reunião com o governador Waldez Góes e outras autoridades, para buscar apoio à região através do mandato do senador Davi Alcolumbre.
“É uma tragédia, são 60 dias de sofrimento que o povo do Jari vem passando, mas por outro lado, é importante exaltar o trabalho que vem sendo realizado pelos prefeitos, pelo governo do estado, o Exército, e pelo seu povo. O que tenho visto é muita solidariedade de todos os lados, é uma população unida, e não tenhamos dúvida que o Jari dará a volta por cima e irá superar”, afirmou Clécio.
Segundo o prefeito de Laranjal, Márcio Serrão, a estratégia e a metodologia de trabalho mudam de acordo com o nível do Rio Jari. “Ele eleva, nós agimos de uma maneira, ele diminui é outra e assim vamos nos conectando a todas as forças que temos para podermos atender à população”, descreveu.
Na companhia da deputada estadual Alliny Serrão, Clécio fez uma visita monitorada na frente da cidade e, em seguida, entraram no porto da balsa, na Avenida Tancredo Neves, e ouviu comerciantes. Também conheceu o processo de distribuição de água potável, uma das principais necessidades da população nesse período da enchente.
“A gente sabe o quanto é difícil ouvir a dor da população e a gente tenta, de alguma forma, atender com o poder público e amenizar o sofrimento das pessoas da parte baixa da cidade com essa segunda maior enchente da história do município de Laranjal do Jari”, disse a deputada Alliny.
Clécio também visitou Vitoria do Jari, onde foi acompanhado pelo coronel Janary, do Corpo de Bombeiros, e a primeira-dama do município Deuzinete Matias. O prefeito Ary Duarte estava acompanhando as ações nas comunidades rurais do município.