INCLUSÃO

Centro vai atender mais de 300 pessoas com autismo em Santana

Centro vai atender mais de 300 pessoas com autismo em Santana

Centro fica localizado na Rua Salvador Diniz, bairro Provedor, em Santana

Compartilhe:

O Governo do Amapá inaugurou na tarde de quarta-feira, 25, o Centro de Referência em Autismo – Mundo Azul, em Santana. Foram investidos mais de R$ 720 mil nas obras do prédio. O espaço, que fica na Rua Salvador Diniz, bairro Provedor, vai atender, inicialmente, 250 estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), e em agosto, mais 100 alunos, no total de 350 estudantes autistas no primeiro ano de inauguração, com atendimentos educacionais e clínicos.

O evento reuniu autoridades, como o prefeito Bala Rocha, servidores do Centro Mundo Azul, comunidade autista e a Associação Santanense de Pais e Amigos dos Autistas (ASSANDE). O governador Waldez Góes enfatizou que o Mundo Azul era um sonho e agora será uma política pública que vai honrar a população santanense.

“A partir de amanhã este centro já estará funcionando em pleno vapor. Todos os servidores são capacitados e irão acolher as famílias santanenses, pois o Centro Mundo Azul é um espaço de acolhimento, amor e cuidado”, destacou Góes, acrescentando ainda que já estão autorizadas instalações futuras, como a cobertura da quadra para a atividade física dos alunos.

Mãe de um garoto de sete anos diagnosticado com autismo e de uma menina de quatro anos em investigação de TEA, a jovem Natasha Dias afirmou que o Mundo Azul não só vai facilitar o deslocamento da família, que antes tinha que ir até Macapá para conseguir atendimento, como também vai amenizar a preocupação de realmente saber que vai receber o serviço.

“Quando eu matriculei meu filho, uma emoção tomou conta de mim, pois só o deslocamento para Macapá era horrível, muito barulho no transporte e, devido a hipersensibilidade, incomodava muito ele. Agora ele terá acesso a toda uma equipe de profissionais aqui em Santana”, disse Natasha.

A secretária de Estado da Educação, Neurizete Nascimento, frisou que a entrega do Mundo Azul é feita por muitas mãos e pensada por várias pessoas e instituições. “Não é apenas a entrega de um prédio, e sim de um serviço, com atendimento educacional especializado para TEA e atendimentos clínicos. Estamos aqui para cuidar”, finalizou.

Compartilhe: