O Governo do Amapá inaugurou nesta segunda-feira, 14, a Central de Regulação Ademar Rodrigues dos Anjos, no bairro Pacoval, em Macapá. O novo prédio integra serviços como gerenciamento de leitos clínicos, oncológicos e de terapia intensiva e vai proporcionar atendimentos com maior agilidade e transparência para o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) e órgãos de controle no acompanhamento das filas de espera, disponibilização de vagas e andamento dos processos.
A estrutura reúne, em um só lugar, as Centrais de Regulação Ambulatorial; de Urgência e Emergência; e de Leito. O local também será a sede administrativa do Programa de Tratamento Fora de Domicílio (PTFD) e da Central Estadual de Transplantes de Órgãos, que está passando por um processo de implantação para entrar em funcionamento.
O espaço também será responsável por demandas como a inserção, junto ao Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), de consultas ambulatoriais e exames de alta complexidade disponíveis nas agendas de cada médico especialista ou de clínicas credenciadas.
O governador Waldez Góes frisou que a Central de Regulação vai aprimorar a política de assistência em saúde do Estado e será percebida pela população com a entrega de um serviço com maior controle, rapidez e transparência. “A Central de Regulação permite que os procedimentos de saúde sob a gestão estadual estejam à disposição de quem precisa de forma correta, garantindo a sua prioridade conforme cada caso. Sem dúvida, é um avanço fundamental para garantir o fortalecimento da saúde e também o bom uso dos recursos públicos do nosso Estado”, explicou Góes.
A Central de Regulação terá funcionamento 24h, e conta com recepção, gerência e sub-gerência, central de atendimento, urgência e emergência, auditório para 60 pessoas, setor jurídico, sala de arquivo, banheiros, copa, garagem para estacionamento de ambulâncias, sala de utilidades e ambiente de descanso para motoristas.
O local recebeu o nome de Dr. Ademar Rodrigues dos Anjos em homenagem ao antigo coordenador do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que faleceu em 2020, vítima de Covid-19.