Para evitar alagamentos durante o período chuvoso, a Prefeitura de Santana realiza a limpeza dos canais da cidade. O trabalho é coordenado pela Defesa Civil do município e iniciou pelo trecho entre as avenidas José de Anchieta e Castro Alves, no bairro Paraíso.
Os serviços são realizados manualmente e, onde for possível, com auxílio de máquinas pesadas. Segundo a Defesa Civil, as fortes chuvas que caíram na última quarta-feira, 16, não causaram maiores prejuízos aos santanenses, mas o órgão se manteve em alerta, monitorando os principais pontos propícios a alagamentos.
Em 2021, a Defesa Civil apostou em uma ação que inclui limpezas paliativas (manutenção de rotina) e as de longo prazo, com limpezas nos canais de forma preventiva, no decorrer do ano. No total, foram atendidos 47 braços de canais existentes em Santana.
Segundo o coordenador de campo da Defesa Civil, Ubiratan Viana, a estratégia deve ser repetida em 2022. “Sabemos que há áreas que você não consegue evitar que haja algum tipo de alagamento, mas, pelo menos, conseguimos diminuir o sofrimento das pessoas, principalmente a população que vive próxima dos canais e em áreas mais baixas”, avaliou o coordenador.