DESPROTEGIDOS

Mais de 170 mil amapaenses não completaram a vacinação contra a Covid-19

Mais de 170 mil amapaenses não completaram a vacinação contra a Covid-19

Tomar todas as doses da vacina é fundamental para garantir a proteção contra o coronavírus

Compartilhe:

Cerca de 173 mil pessoas que fazem parte da população vacinável no Amapá não completaram o esquema de vacinação contra a Covid-19, segundo levantamento da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS). Para ampliar a cobertura vacinal, o Governo do Estado reforçou a disponibilidade de postos de vacinação em locais de grande fluxo de pessoas em Macapá.

São locais descentralizados, com equipes de vacinação em horários ampliados, para garantir maior adesão do público à vacinação, mesmo durante outras atividades cotidianas. O alto número de pessoas que não completaram a imunização vem acompanhado de outro dado importante: mais de 80% da população que está hospitalizada e desenvolveu formas graves da Covid-19 não havia tomado nenhuma das doses, ou, não tomou a 2ª dose no esquema correto de imunização.

“Hoje observamos que a ampla maioria dos hospitalizados é formada por não vacinados, parte destes 30% da população vacinável, aproximadamente, que não se vacinou e que também está associada ao aumento de casos de covid-19 no estado”, frisou a secretária de Enfrentamento à Covid-19 do Amapá, Maracy Andrade.

De acordo com o Boletim Epidemiológico divulgado diariamente pelo Estado, foram confirmados 1.957 casos de Covid-19 entre os dias 17 e 19 de janeiro, e nesta quinta-feira, 20, foram 1.442 novos casos, o maior quantitativo já confirmado em 2022. Desde o início da semana, os novos casos da doença somam 3.399.

“Ainda não há confirmação da variante ômicron [associada mundialmente a novas ondas de contágio] no estado, que permanece sob investigação epidemiológica. Neste momento, o que se reforça é a adesão aos cuidados sanitários, como o uso correto da máscara, que se evite aglomerações e, principalmente, que se vacinem. É a forma mais eficiente de controle da doença”, reforçou a secretária.

Compartilhe: