APURAÇÃO

Deputados pedem instalação de CPI da Covid no Amapá

Deputados pedem instalação de CPI da Covid no Amapá

Requerimento para a instalação da CPI da Covi tem assinatura de onze deputados - Foto: Gerson Barbosa

Compartilhe:

Onze deputados estaduais assinaram um requerimento solicitando a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar possíveis irregularidades na utilização de recursos destinados ao enfrentamento da pandemia de Covid-19 no Amapá. O documento foi protocolado no dia 30 de dezembro e tramita na Assembleia Legislativa.

No requerimento, os deputados justificam que, durante a pandemia, houve uma série de denúncias sobre a má aplicação das verbas destinadas ao atendimento dos pacientes infectados pelo coronavírus, falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) para os profissionais de saúde, falta de insumos, de medicamentos, além de outros fatores que podem ter contribuído para o agravamento da situação no Estado.

Os parlamentares também mencionam as operações da Polícia Federal para combater desvios de recursos no Amapá, a falta de transparência do Governo do Estado na divulgação dos valores recebidos e os gastos nas ações de combate à pandemia, e a inspeção do Conselho Regional de Enfermagem do Amapá (Coren-AP), que apontou uma série de falhas na rede de atendimento à população amapaense.

O pedido de CPI é assinado pelos deputados Pastor Oliveira (Republicanos), Paulinho Ramos (PL), Jory Oeiras (DC), Paulo Lemos (PSOL), Max da AABB (Solidariedade), Cristina Almeida (PSB), Telma Nery (PSDB), Júnior Favacho (MDB), Diogo Senior (PMB), Jaime Perez (PTC) e Edna Auzier (PSD). São três assinaturas a mais que o número necessário para apresentação do requerimento e abertura da CPI. Quando instalada, a comissão terá 120 dias para concluir os trabalhos e emitir o relatório, que deverá ser encaminhado ao Ministério Público e outros órgãos públicos.

Compartilhe: