A menina Yasmin Louise da Silva, de dez anos, foi a primeira criança vacinada contra a Covid-19 no Amapá. A imunização do público de cinco a onze anos no Estado começou pelo município de Santana, neste sábado, 15. Yasmin faz parte do grupo de comorbidade e recebeu a vacina na Unidade Básica de Saúde Antônio Serieiro, bairro Nova Brasília.
“Minha família estava na expectativa da chegada da vacina para nossas crianças. Os pais precisam ter essa responsabilidade de levar seus filhos para vacinar e garantir esse direito à proteção da saúde. A vacina para nossas crianças chegou!”, comemorou Nazaré Almeida, avó da pequena Yasmin.
Com a entrega das doses pelo Governo do Estado, as famílias santanenses já podem começar a se programar para vacinas as crianças. O prefeito do município, Bala Rocha, explicou que as primeiras doses pediátricas serão destinadas aos grupos prioritários, a começar pelas crianças com comorbidades e institucionalizadas. “Essa é a oportunidade de iniciar a vacinação para esse público, de 5 a 11 anos. De acordo com o programa, a vacinação começa em crianças com comorbidades, depois avançaremos para as demais”, reforçou Bala Rocha.
O Amapá recebeu mais de 6 mil doses da vacina Pfizer para crianças de 5 a 11 anos. A Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) está orientando todas as prefeituras sobre os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde e sobre a ordem de vacinação, que seguirá um cronograma de prioridade. “Esta solenidade simbólica chama atenção da população para o início da vacinação infantil contra a Covid-19 no Amapá, para um público que representa mais de 100 mil crianças”, frisou o superintendente da SVS, Dorinaldo Malafaia.
Em Santana, a estimativa é imunizar 15.896 crianças. A Prefeitura divulgará o cronograma de vacinação pelos seus canais oficiais, de acordo com o recebimento de novos lotes da vacina pelo município.
O esquema vacinal para crianças seguirá o intervalo de oito semanas (2 meses). O imunizante tem dosagem e composição diferentes da que é utilizada para os maiores de 12 anos. A vacina para crianças será aplicada em duas doses de 0,2 ml, o equivalente a 10 microgramas. A vacinação ocorrerá com o acompanhamento dos pais ou responsáveis, apresentando o cartão de vacina e um documento de identificação.