O Governo do Amapá avança com as obras de mobilidade urbana na Região Metropolitana, que integra os municípios de Macapá, Santana e Mazagão. Nesta quarta-feira, 15, o governador Waldez Góes apresentou o projeto para construção do viaduto que vai interligar as rodovias Duca Serra (AP-020) e Norte-Sul, na zona oeste da capital.
A estrutura elevada do viaduto terá quatro pistas de rolamento e será construída junto a outras vias de acesso, permitindo a fácil circulação na região. Um viaduto similar também será erguido no eixo de ligação da Norte-Sul com a BR-210, na zona norte de Macapá.
Durante o evento, também foi anunciada a retomada e conclusão da obra da Rodovia Norte-Sul, que vai ligar as zonas norte e oeste da capital. Os sete quilômetros de extensão da rodovia irão receber serviços de reparo em drenagem, terraplenagem, pavimentação, sinalização, iluminação, ciclovia, passeio público e pista de cooper.
Os serviços de drenagem, com construção de galerias, recuperação do solo e terraplenagem, já foram iniciados no trecho não pavimentado da Norte-Sul, após a desapropriação de áreas particulares no local.
Os novos investimentos estão orçados em R$ 93,3 milhões e complementam outras obras do Governo do Amapá que estão em andamento, como a duplicação da Duca Serra e a nova ponte da Lagoa dos Índios, que visam beneficiar diretamente mais de 150 mil moradores da Região Metropolitana.
“A execução dessas obras é complexa, em especial a da Duca Serra, pois estamos duplicando uma rodovia com grande fluxo de tráfego, mas o ganho que elas trarão à população compensa em muito os transtornos gerados durante sua realização. Nossa meta é que até o final de 2022 as duas obras sejam entregues à população amapaense”, destacou Góes.
Duplicação da Duca Serra
O Governo do Estado irá utilizar uma faixa de área cedida pelo Exército Brasileiro, que se estende da Lagoa dos Índios até a Rua 30 de Outubro, para completar a duplicação da Rodovia Duca Serra no trecho.
Em parte da área cedida, será construído um desvio para o fluxo de veículos da rodovia, a fim de permitir a instalação do canteiro de obras do viaduto, o que exigirá a interrupção do tráfego no local. “Esse desvio vai ter três pistas, que funcionarão de forma semelhante a que estamos utilizando durante as obras da ponte da Lagoa dos Índios. Assim como a ponte da Lagoa, essa é mais uma obra complexa em que a gente tem que utilizar essas estratégias para não comprometer a intensa trafegabilidade que essa rodovia tem”, explicou o secretário de Estado de Transporte do Amapá, Benedito Conceição.