OPERAÇÃO INCONCINNUS

PF deflagra nova fase de operação que apura desvio de recursos em Santana

PF deflagra nova fase de operação que apura desvio de recursos em Santana

Policiais cumpriram mandados em uma empresa e nas casas dos investigados

Compartilhe:

Na manhã desta terça-feira, 9, policiais federais cumpriram três mandados de busca e apreensão nas cidades do Rio de Janeiro (RJ) e Curitiba (PR), na segunda fase da Operação Inconcinnus, que apura um suposto esquema criminoso para fraudar licitação de aquisição de medicamentos contra a Covid-19 no município de Santana em maio de 2020.

Dois mandados foram cumpridos no Rio, em uma empresa e na residência do proprietário; e o outro mandado foi cumprido em Curitiba, na casa de uma ex-servidora do município de Santana, que trabalhou no setor financeiro.

Na primeira fase da Operação Inconcinnus, realizada no mês de junho, a Polícia Federal teve acesso a documentos que apontaram quem seria o verdadeiro proprietário de uma empresa de fachada, criada, segundo a PF, com o objetivo de fraudar uma licitação de R$ 1,5 milhão.

A primeira fase da operação também revelou a participação de uma então servidora municipal no esquema, que consistia em direcionar a licitação para um vencedor já previamente determinado. No caso, a empresa criada para tal fim.

Os envolvidos poderão responder por falsidade ideológica, corrupção ativa e passiva, associação criminosa, fraude à licitação e organização criminosa. As penas podem chegar a 36 anos reclusão.

Compartilhe: