OPERAÇÃO VIKINGS

Criminoso morre em confronto com o Bope durante operação de combate ao crime organizado

Criminoso morre em confronto com o Bope durante operação de combate ao crime organizado

Presos foram levados para a sede da Polícia Federal em Macapá

Compartilhe:

Um criminoso, identificado como Amilton Leite Pacheco, 35 anos, morreu durante confronto com uma equipe do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar, durante a Operação Vikings, deflagrada pela Polícia Federal, nesta quinta-feira, 11, em Macapá, Santana e Pedra Branca do Amapari, com apoio das Polícias Rodoviária Federal, Militar e Civil, e o Ministério Público do Amapá através do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e Núcleo de Inteligência.

A troca de tiros ocorreu em uma residência localizada na Avenida Professora Lúcia Brasão, no bairro Zerão, zona sul de Macapá. Quando os policiais foram cumprir mandados de busca e apreensão e de prisão, Amilton reagiu à abordagem efetuando disparos contra os militares. Houve o confronto, ele foi baleado e morreu antes da chegada do socorro médico.

De acordo com o Bope, Amilton já cumpriu pena no Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen) pelo crime de homicídio. Além disso, ele era membro de uma facção criminosa que foi alvo da operação.

A ação de hoje é resultado de uma prisão em flagrante, efetuada pela Polícia Militar, ocorrida em 5 de abril deste ano. Um homem foi flagrado com cédulas falsas e uma arma de fogo. Na época, ele foi apresentado na Polícia Federal.

Depois desse fato, a PF iniciou investigações e descobriu que esse homem era um dos líderes de uma facção criminosa. Ainda segundo o levantamento da Polícia Federal, essa organização criminosa era responsável por transportar drogas e distribuir nas cidades de Macapá e Santana, através de transporte fluvial.

Drogas apreendidas durante a operação na Ilha de Santana

15 mandados de prisão preventiva e 13 mandados de busca e apreensão foram cumpridos contra os envolvidos com essa organização criminosa. Aproximadamente 80 policiais participaram da ação. Na capital, os bairros do Araxá, São Lázaro, Zerão e Novo Horizonte, foram alvos da operação. Na ilha de Santana, equipes do Gaeco e da PF apreenderam mais de 10 quilos de pasta base de cocaína e prenderam em flagrante um homem, que estava com o material.

Armas, dinheiro e drogas apreendidos durante o cumprimento dos mandados de prisão e busca e apreensão

Dois detentos do Iapen foram alvos de mandados de prisão. Segundo apuração da PF, mesmo presos, eles ainda comandavam ações da facção de dentro do presídio. Durante as diligências foram encontrados pouco mais de R$ 18 mil na residência de um dos investigados, além de porções de maconha embaladas para venda, uma pistola, um revólver e mais de 20 munições.

Compartilhe: