Duas pessoas foram presas na manhã deste sábado, 9, em Macapá, durante uma operação da Polícia Federal (PF) e Ministério Público Estadual (MPE) para desarticular um grupo criminoso que atua na oferta e venda de drogas pela internet.
Foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva e três de busca e apreensão nos bairros Jardim Marco Zero e Universidade, em Macapá. No Zerão, um homem e uma mulher foram presos em flagrante por tráfico de drogas. Na casa foram encontradas porções de maconha, cocaína e ecstasy, que estavam sendo preparados para a venda.
De acordo com a investigação, o grupo usava aplicativos de mensagens e redes sociais para divulgar e vender o material entorpecente. Segundo a PF, após os anúncios nas redes sociais, os investigados realizavam a entrega das drogas nas residências dos usuários e em locais públicos da capital, como bares, supermercados, escolas e festas.
Os indivíduos comercializavam cocaína, skank, ecstasy e LSD, e faziam as entregas em pequenas quantidades; caso fossem abordados por equipes policiais, poderiam justificar que o material seria para consumo próprio.
A investigação identificou fortes indícios que um dos homens pertence a uma facção criminosa atuante no Estado e possui registro de roubo, furto e tráfico de drogas. O outro indivíduo já foi investigado por tráfico de drogas pela Polícia Federal e alvo de prisão temporária na Operação Private, deflagrada em junho do ano passado.
Os investigados poderão responder pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e integrar organização criminosa. Durante a operação também foram apreendidos dois veículos utilizados para as entregas do material.