Após a mudança no trânsito da ponte da Lagoa dos Índios, na Rodovia Duca Serra (AP-020), o Governo do Estado iniciou a reciclagem do asfalto provisório no outro lado da estrutura – que abrigava o fluxo de veículos anteriormente. O antigo material será reaproveitado para a recuperação do solo durante a terraplenagem.
De acordo com a Secretaria de Estado de Transporte do Amapá (Setrap), o local também receberá a pavimentação e sinalização definitivas para então ser liberado para o tráfego. Esse processo deve durar até o início do mês de novembro.
“Nessa etapa de reciclagem, a máquina corta e tritura a camada asfáltica e já mistura com o solo. Depois, continuaremos a recuperar e preparar esse material para receber a pavimentação definitiva”, explicou o secretário de Estado de Transporte, Benedito Conceição.
O Governo também segue com a duplicação da Duca Serra em frente ao bairro Cabralzinho, onde será construído um retorno, e em frente ao município de Santana. Nesses locais, são executados os serviços de alargamento, drenagem e terraplenagem da pista.
Já nas proximidades do Distrito do Coração, outra equipe atua na pavimentação do trecho de um quilômetro, que já havia recebido a terraplenagem em etapas anteriores. Esse trabalho acontece há cerca de uma semana.
“Durante o verão sempre aproveitamos para intensificar os serviços, por isso lançamos várias frentes de trabalho, com o objetivo de ir trazendo aos poucos melhorias na mobilidade urbana para a população amapaense”, acrescentou Benedito.
O projeto de duplicação da Duca Serra consiste em serviços de mobilidade urbana nos 17 quilômetros, incluindo serviços de drenagem, terraplenagem, pavimentação, sinalização, iluminação e passarelas elevadas. A construção da nova Ponte da Lagoa dos Índios também faz parte desse projeto. Todo esse pacote de serviços está orçado em R$ 50 milhões.