TEEN ROBÓTICA

Curso de robótica oferece 60 vagas para estudantes de escolas públicas do Amapá

Curso de robótica oferece 60 vagas para estudantes de escolas públicas do Amapá

Vagas são destinadas a alunos de escolas públicas com idade entre 12 e 17 anos - Foto: Rafael Aleixo

Compartilhe:

O Governo do Amapá publicou nesta quarta, 15, o edital do curso Teen Robótica, voltado a alunos de escolas públicas com idade entre 12 e 17 anos, compreendendo os ensinos fundamental II e médio. São 60 vagas, sendo 40 para o nível básico ou inicial, e 20 para nível intermediário.

As inscrições são gratuitas e iniciam às 12h desta quinta-feira, 16, através de formulário online. A divulgação do resultado final ocorrerá no dia 24/09, no site: www.setec.ap.gov.br. De acordo com a Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec), para o nível intermediário os interessados deverão apresentar declaração de que já tiveram contato com a robótica, como a participação nas edições anteriores do Teen Robótica ou cursos e oficinas em outras instituições.

O objetivo do curso é difundir e estimular a educação 4.0 por meio do processo de aprendizagem da robótica como ferramenta de inovação, através da criação de protótipos e códigos de programação.

A didática do curso busca implementar a cultura maker, que se baseia na ideia de que as pessoas devem ser capazes de fabricar, construir e alterar objetos dos mais variados tipos e funções com as próprias mãos. Tudo isso em um ambiente de colaboração e transmissão de informações entre grupos e pessoas.

Cada turma será composta por até 10 alunos, que terão aulas duas vezes por semana. As aulas ocorrerão presencialmente no Espaço OkaTech, situado no ramal da Unifap, Km-02 da Rodovia Juscelino Kubitschek, zona sul de Macapá.

Desde 2019, mais de 150 estudantes já foram qualificados através do ensino da robótica. Alguns já participam de competições nacionais como a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), com a conquista de medalhas e prêmios.

Compartilhe: