IMUNIZAÇÃO

Amapá decide manter vacinação dos adolescentes de 12 a 17 anos

Amapá decide manter vacinação dos adolescentes de 12 a 17 anos

Municípios foram orientados a continuarem com a vacinação dos adolescentes

Compartilhe:

O Amapá vai continuar vacinando adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades. A decisão foi tomada nesta sexta-feira, 17, um dia depois que o Ministério da Saúde recomendou aos estados que suspendessem a imunização deste público.

Na quinta-feira, 16, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse, em entrevista coletiva, que estados e municípios deveriam suspender a vacinação. A orientação foi baseada, entre outros fatores, em evidências científicas que consideram o baixo risco de óbitos ou casos mais graves da Covid-19 neste público.

Entretanto, embasado em notas técnicas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Organização Mundial de Saúde (OMS) e conselhos nacionais das secretarias estaduais e municipais de saúde, que garantem que a vacinação dos adolescentes é segura, o Amapá optou por continuar com a imunização, assim como outros estados fizeram.

A Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) já orientou que todos os municípios amapaenses continuem a vacinação dos adolescentes. “Estamos garantindo vacinas suficientes para este público. E hoje, através da pactuação, autorizamos que os 16 municípios mantenham o esquema vacinal dos adolescentes”, asseverou o governador do Estado, Waldez Góes.

Até o momento não houve nenhum relato de eventos adversos ou reação severa à vacina no Estado para o público de 12 a 17 anos. A vacinação dos adolescentes no Amapá iniciou no dia 21 de agosto. Dados do Ministério da Saúde mostram que 35.900 pessoas entre 12 a 17 anos já tomaram a primeira dose da vacina no Amapá.

“A decisão do Governo do Estado é baseada em orientações técnicas e científicas de órgãos nacionais e internacionais de saúde. Portanto, recomendamos às famílias que levem seus filhos adolescentes para tomar a vacina, que é a principal ferramenta para vencermos a pandemia”, comentou o superintendente da SVS, Dorinaldo Malafaia.

Nesta sexta-feira, o Estado recebeu mais um lote com 31.590 doses da Pfizer, vacina utilizada na imunização dos adolescentes. Ao longo do dia e no sábado, 18, também serão entregues a todos os municípios 28.950 doses desse imunizante.

Compartilhe: