OPERAÇÃO CALABAR

Policial penal é preso por facilitar entrada de drogas no Iapen

Policial penal é preso por facilitar entrada de drogas no Iapen

Mandados foram cumpridos no Iapen e na casa do policial penal

Compartilhe:

Um policial penal e um detento do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen) foram presos durante a Operação Calabar, deflagrada pela Polícia Civil, na manhã desta terça-feira, 3. Segundo a investigação, o servidor Anderson Luiz Dias da Silva é apontado como integrante de uma facção criminosa e seria responsável por levar drogas e telefones para dentro do presidio.

“Esse servidor público contava com apoio de um detento que era responsável pela limpeza do presídio. Esse interno recolhia o material ilícito que o policial penal escondia em pontos estratégicos do Iapen”, explicou o delegado Estéfano Santos, da Divisão de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) da Polícia Civil.

Anderson Luiz foi preso na Central de Monitoramento do Iapen, onde trabalhava. Mandados de busca e apreensão foram cumpridos na casa do policial penal e na cela do detento. Os celulares dos envolvidos foram apreendidos.

“Durante nossa investigação, constatamos que esse policial penal estava tendo contato com um dos líderes de uma facção criminosa. Um detento que cumpria pena no Iapen, mas foi transferido recentemente para um presidio de segurança máxima no Estado do Rio Grande de Norte”, detalhou o delegado.

A operação batizada como “Calabar” lembra um dos maiores traidores da história: Domingos Fernandes Calabar, que se uniu aos criminosos e recusou se aliar aos policiais. Os suspeitos vão responder pelos crimes de participação em organização criminosa, tráfico de drogas e corrupção ativa.

Compartilhe: