O Governo do Amapá colocou em funcionamento nesta terça-feira, 20, o novo quartel do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), na zona oeste de Macapá. A unidade faz parte do pacote de investimentos feito na área de segurança pública com recursos de emendas parlamentares e contrapartida do Executivo Estadual.
O novo quartel integra o Complexo de Segurança da Zona Oeste, composto também por um Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) e pelo Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE), que foi entregue no dia 3 de julho. A estrutura vai atender cerca de 35 mil moradores da região, além de reforçar o serviço outras unidades da segurança pública.
É o terceiro grupamento do CBM que será o responsável pelo quartel sob o comando do coronel Janary Picanço. O efetivo total será de 77 militares. Além dos serviços de praxe, a unidade será a nova sede do projeto social Bombeiro Mirim Músico e vai colocar em operação o serviço de busca e resgate com cães.
“Este quartel não traz segurança só para a população da zona oeste de Macapá, como também para toda região do Amapá porque a Rodovia Duca Serra é uma via por onde entram muitas riquezas no nosso estado”, disse.
O prédio possui estrutura moderna com dois pavimentos, 12 salas administrativas, auditório, alojamentos, banheiros, sala de áudio e vídeo, cozinha, depósito, área para a higiene de ambulâncias, seis alojamentos e reservatório de água para 30 mil litros.
Além do prédio, foram entregues também duas viaturas pretas, doadas pela Força Nacional, e quatro viaturas brancas provenientes de convenio e que serão utilizadas para combate a incêndio florestal.
O governador Waldez Góes destacou o trabalho em conjunto para garantir os investimentos no Amapá. “Este quartel é fruto de união de esforços e de um bom planejamento do Estado. O resultado disso são entregas de obras e equipamentos para a área de segurança pública, além de novas viaturas, pessoal, sistema de comunicação, tecnologias, armamento, entre outros”, frisou o governador.
O senador Davi Alcolumbre reiterou a importância da união política para desenvolver o Estado. “O importante é a sociedade perceber que cada entrega é fruto de um trabalho coletivo. Nós, da bancada federal, recebemos essa proposta do Governo do Amapá de apresentarmos a primeira emenda para área de segurança pública, em 2019, e isso hoje se tornou um exemplo para outros estados”, afirmou Alcolumbre.