IMUNIZAÇÃO

Santana é o primeiro município a vacinar grávidas e puérperas contra a Covid-19

Santana é o primeiro município a vacinar grávidas e puérperas contra a Covid-19

Grávida de seis meses, Luciana comemorou o recebimento da vacina contra a Covid-19

Compartilhe:

A dentista Luciana Mendes, 29 anos, espera ansiosa pela chegada da filha Maria Isi. Grávida de seis meses, nesta segunda-feira, 10, ela recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19. “Impossível não me emocionar. Estava esperando por esse momento, pois quando a gente se torna mãe, passa a pensar primeiro no nosso filho e o cuidado com a saúde vem em primeiro lugar”, alertou.

Santana é o primeiro município do Amapá a vacinar mulheres grávidas a partir dos três meses de gestação e mães com até 45 dias de pós-parto (puérperas), com idade acima de 18 anos, com ou sem comorbidades, contra a Covid-19.

Nesta segunda-feira, primeiro dia de vacinação, 76 pessoas foram imunizadas com a vacina Pfizer/BioNTech, que tem um intervalo de três meses entre a primeira e a segunda dose. O prefeito de Santana, Bala Rocha, acompanhou o início da vacinação no Centro de Diagnóstico da Mulher, reservado para este público-alvo.

Ele destacou que as mulheres que ainda não tomaram a vacina contra a gripe podem receber a 1ª dose da vacina da Pfizer e falou sobre a importância da imunização. “Convoco as mulheres grávidas e puérperas para se vacinarem, pois a vacina Pfizer é segura, um dos imunizantes de maior eficácia contra a Covid-19. Portanto, não fiquem preocupadas e busquem a vacinação”, enfatizou o prefeito.

Para receber a 1ª dose do imunizante, além de documentos de identificação e comprovante de residência, as mulheres devem apresentar a carteira de acompanhamento e/ou pré-natal, exame laboratorial Beta HCG ou ultrassonografia. No caso das puérperas, apresentar a declaração do nascimento da criança. O atendimento é feito no Centro de Diagnóstico da Mulher, localizado na Rua Cláudio Lúcio Monteiro, das 9h às 15h.

Compartilhe: