Nesta segunda-feira, 5, integrantes das forças de segurança e salvamento começaram a receber a vacina contra a Covid-19 no Amapá. Os profissionais estão na linha de frente do combate à pandemia e passaram a compor o grupo prioritário após reivindicação de entidades de classe e governadores. Um dos primeiros a ser imunizado no estado foi o subtenente da Polícia Militar José Diniz, 52 anos. Em 2020, ele ficou internado por 64 dias após ser infectado pelo coronavírus.
“A vacinação representa o pontapé de uma diminuição de casos e uma vitória para a nossa classe da segurança pública e salvamento, pois também somos linha de frente. Os profissionais de saúde estão atuando nos hospitais e nós nas ruas”, pontou José Diniz.
Em Macapá, a vacinação foi realizada no quartel do Comando-Geral da PM. Segundo nota técnica definida pela Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp), primeiro serão vacinados os servidores que atuam nas atividades operacionais, em ordem decrescente de idade; depois os profissionais que atuem na área administrativa diretamente no atendimento ao público, em ordem decrescente de idade; em seguida vêm os servidores que atuam na área administrativa diretamente no atendimento ao público interno e; por último, aqueles que executem integralmente atividades em regime de trabalho remoto, em ordem decrescente de idade.
“Esse momento é uma conquista da mobilização das instituições das forças de segurança e salvamento e governadores de todo o Brasil que conseguiram um quantitativo para a imunização desses trabalhadores. Eles estão desde o início da pandemia na linha de frente”, destacou o governador Waldez Góes.
Nesta primeira fase, foram destinadas para este grupo 360 doses para este público-alvo na capital, sendo 160 para a PM, 62 para o Corpo de Bombeiros, 58 para a Polícia Civil, 47 para o Instituto de Administração Penitenciário (Iapen), 27 para a Guarda Municipal, 4 para a Polícia Rodoviária Federal e 2 para a Agência Brasileira de Inteligência (Abin).
Santana recebeu 40 doses de vacinas, que foram aplicadas ainda nesta segunda-feira.