Em menos de um mês, a Marinha do Brasil apreendeu mais uma embarcação venezuelana por pesca ilegal na costa do Amapá. O barco foi localizado na última terça-feira, 13, e atracou no porto de Santana nesta sexta-feira, 16.
A ação contou com o Navio-Patrulha Guanabara, com o Centro Integrado de Segurança Marítima, no Rio de Janeiro, e uma aeronave da Força Aérea Brasileira. Na embarcação foram encontrados 14 tripulantes, e aproximadamente 600 quilos de pescado das espécies Pargo e Mero.
De acordo com a Marinha, a embarcação saiu da cidade de Margarita, na Venezuela. Em seguida, parou para abastecer em Suriname e depois veio para realizar a pesca ilegal na costa brasileira.
Desde 2002, por ser uma espécie de reprodução lenta, a pesca do mero é proibida no Brasil, através de uma portaria do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
A embarcação foi escoltada até o porto de Santana, onde atracou nesta sexta. Ela foi entregue à Capitania dos Portos do Amapá e demais órgãos, para as devidas medidas cabíveis. Os tripulantes foram submetidos ao teste para Covid-19 e deverão ser deportados para o país de origem.