PROTEÇÃO

Vacinação contra a Covid-19 chega às comunidades ribeirinhas de Santana

Vacinação contra a Covid-19 chega às comunidades ribeirinhas de Santana

Equipes do Programa Estratégia Saúde da Família vão às comunidades aplicar a vacina contra a Covid-19

Compartilhe:

O município de Santana avança na imunização da população contra a Covid-19 e já começou a vacinar os idosos que vivem em regiões ribeirinhas. As visitas iniciaram pelas comunidades Cachoeirinha, Foz do Vila Nova e Matapi Mirim.

Quando a equipes de vacinação chegou à comunidade Foz do Vila Nova, os moradores já aguardavam ansiosos pela imunização. “Para nós é uma satisfação ver a equipe de saúde cuidando da gente. Agora é só esperar para tomar a segunda dose”, comemorou Eliaquim da Silva, 70 anos, ao receber a primeira dose da vacina AstraZeneca.

“Pra gente é ainda mais gratificante levar a promoção e a prevenção no enfrentamento da Covid-19 à população de maior risco, os nossos idosos. Ver o sorriso no rosto deles e ouvir as palavras de agradecimento não tem preço”, descreveu Rafaela Lima, enfermeira da equipe volante fluvial do Programa Estratégia Saúde da Família (ESF).

No primeiro dia de jornada, mais de trinta idosos receberam a primeira dose contra a Covid-19 nas regiões visitadas. A secretária de Saúde, Ithiara Madureira, explica que a estratégia do município é garantir assistência necessária para proteger essa população. Embora algumas regiões sejam isoladas, outras são mais próximas e a facilidade de propagação da doença é mais rápida. “Nosso desafio é evitar que essa doença chegue a essas comunidades, pois a transmissão do coronavírus por via área torna essa população mais vulnerável a doenças infectocontagiosas”, concluiu.

Visitas começaram pelas comunidades Cachoeirinha, Foz do Vila Nova e Matapi Mirim

A Prefeitura de Santana continuará executando o cronograma de imunização nos grupos prioritários nas regiões ribeirinhas. As próximas comunidades a serem visitadas durante esta semana são: Cinco Chagas, São Raimundo do Pirativa, Alto do Pirativa, Santo Antônio do Matapi, Nossa Senhora do Desterro, São João do Matapi, Nova Esperança, Três Irmãos Remanescentes, Três Irmãos, Cafezal, Piaçacá Ribeiro, Água Branca do Piaçacá, Água Azul e Água Rosa.

Santana tem apresentado o melhor desempenho na vacinação contra a Covid-19 entre todos os municípios do Amapá. A última atualização, feita na terça-feira, 23, mostra que 7.520 pessoas já tomaram a primeira dose do imunizante. A partir desta quarta, 24, pessoas com 65 anos já podem tomar a vacina.

Compartilhe: