OPERAÇÃO ENDRÔMINA

Servidores de órgãos ambientais são presos pela Polícia Federal em Macapá

Servidores de órgãos ambientais são presos pela Polícia Federal em Macapá

Policiais cumpriram oito mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão

Compartilhe:

Nesta quinta-feira, 25, a Polícia Federal e o Ministério Público Federal (MPF) deflagraram a Operação Endrômina, que investiga uma possível associação criminosa com participação em ações corruptas, onde servidores públicos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) estão envolvidos.

De acordo com a investigação, empresários do ramo madeireiro eram beneficiados pelos servidores, que fraudavam os trâmites de processos de licenciamento nos órgãos ambientais, recebendo em troca vantagens indevidas.

A PF apurou ainda, que os servidores do Ibama repassavam detalhes das fiscalizações do órgão antecipadamente aos empresários. Isso facilitava a fuga das pessoas envolvidas com crimes ambientais. Outro detalhe que chamou a atenção é que os servidores auxiliavam os empresários autuados a preparar a defesa frente ao órgão. Em troca, recebiam pagamentos pelas vantagens indevidas. Em um caso, a PF descobriu que os servidores tinham comprovantes de transferência bancária, confirmando que os serviços fraudulentos foram pagos.

Oito mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão foram cumpridos por aproximadamente 30 policiais federais. A ação ocorreu nas residências dos servidores investigados e de um empresário em Macapá.

Os investigados podem responder por associação criminosa, corrupção ativa e passiva, advocacia administrativa, tráfico de influência, falsidade ideológica, além de criação de obstáculo para a fiscalização ambiental.

O trabalho de hoje é resultado da Operação Usurpação, deflagrada em agosto de 2020, que constatou fraudes no Sistema DOF (Documento de Origem Florestal).

Compartilhe: