SAÚDE

Santana terá mutirão itinerante de testagem para Covid-19

Santana terá mutirão itinerante de testagem para Covid-19

Ação desta quarta-feira será exclusivamente para pessoas que não apresentam sintomas da Covid-19

Compartilhe:

Como estratégia para conter a curva de transmissão da Covid-19 no município, a Prefeitura de Santana inicia nesta quarta-feira, 3, um mutirão itinerante de testes rápidos para o diagnóstico da doença. A ação começa pela Unidade Básica de Saúde (UBS) da Piçarreira e ocorrerá das 9h às 17h, exclusivamente para pessoas assintomáticas (sem sintomas), de qualquer idade.

A testagem ampliada conta com apoio da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Amapá (Fecomércio/AP) e parceria do Grupo Madre Tereza. A ação ocorrerá em vários bairros de Santana e faz parte das estratégias desenvolvidas pela Prefeitura para identificar casos de pessoas que já tiveram contato com o vírus, fazer a contenção da disseminação da doença e reforçar as medidas de prevenção, como o isolamento social e o uso de máscara.

“O objetivo da ação é a prevenção e redução da curva de transmissão da doença. Aquela pessoa que testar positivo, além de iniciar o acompanhamento, deverá se conscientizar e ficar em isolamento, para diminuir o risco de contaminação de outras pessoas” orienta a secretária de Saúde, Ithiara Madureira.

Para fazer o teste rápido da Covid-19, a pessoa deve apresentar documentos pessoais e cartão SUS. A UBS Piçarreira fica localizada na Travessa Mangá, esquina com a estrada do Delta, Quadra 19, Vale Das Bênçãos.

No dia 5, a testagem será realizada na UBS Igarapé da Fortaleza, que fica na Rodovia Salvador Diniz, 2450, Igarapé da Fortaleza. No dia 8, os testes serão ofertados no prédio da Câmara Municipal Santana, exclusiva para o público feminino, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

No último sábado, 27, a Prefeitura realizou a testagem em massa no distrito Ilha de Santana, alcançando um público de 261 pessoas. Desse total, 166 acusaram negativo para a doença e 95 pessoas testaram positivas, dentre elas 67 pacientes apresentaram anticorpos IGG, o que representa imunidade contra o vírus.

Compartilhe: