DESRESPEITO

‘Peladeiros’ ignoram decretos e lotam arena na Área Portuária

‘Peladeiros’ ignoram decretos e lotam arena na Área Portuária

Arena é frequentada normalmente por pessoas que ignoram as medidas de prevenção

Compartilhe:

Embora as atividades esportivas coletivas estejam proibidas em Santana, através de decretos para conter o avanço da Covid-19, frequentadores da arena esportiva da Área Portuária ignoram a medida de prevenção e o risco de contaminação pelo novo coronavírus. Na noite de terça-feira, 16, dezenas de pessoas jogavam futebol sem que fossem incomodados por qualquer fiscalização.

A arena, com campo de grama sintética, foi entregue pela Prefeitura em setembro do ano passado e se tornou um dos principais pontos de atividade esportiva da comunidade. Porém, no início de 2021, com a alta no número de casos de Covid-19, o prefeito Bala Rocha (PP) editou decreto proibindo atividades em arenas e quadras esportivas. Essas medidas foram mantidas nos decretos seguintes e ainda estão em vigor.

Apesar da proibição, as pessoas frequentam o lugar como se a pandemia não existisse. Enquanto dois times se enfrentam no campo, o restante espera a vez nas arquibancadas. Ninguém usa máscara nem respeita o distanciamento social.

Através da Divisão de Relações Públicas e Imprensa, o 4º Batalhão da Polícia Militar informou que atua na segurança das equipes durante as fiscalizações realizadas pelo Município ou pelo Estado, mas que também pode atuar para evitar e reprimir aglomerações.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semdurh) afirmou que sua competência é na fiscalização sobre as atividades econômicas e não em aglomerações nas arenas de futebol, que seria de responsabilidade da Vigilância em Saúde, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). A pasta foi procurada, mas não se manifestou até a publicação desta reportagem.

Compartilhe: