O governador do Amapá, Waldez Góes, reuniu com o prefeito de Macapá, Antônio Furlan, e o prefeito de Santana, Bala Rocha, para tratar sobre as novas estratégias de prevenção e enfrentamento ao novo coronavírus, diante do colapso que o Amapá se encontra. O objetivo é alinhar medidas para conter danos e minimizar os impactos.
Para isso, um Comitê de Colapso será implantado com representantes do governo e das prefeituras para alinhamento de medidas a serem adotadas, treinamento de profissionais e unificação do protocolo médico de atendimento.
O governo também vai dar suporte às unidades sentinelas, que são referências de saúde para atendimento de covid-19 das prefeituras, responsáveis por repassar medicação de uso hospitalar, reforço de oxigênio, treinamentos para a condução de pacientes em estado grave e para a realização do teleatendimento dos pacientes positivados.
“É importante o diálogo, a unificação e engajamento das prefeituras. É um trabalho conjunto e de responsabilidade de todos. Vamos auxiliar as prefeituras, mas também precisamos do apoio da população”, disse Góes.
Na ocasião, o presidente do Comitê Médico, Pedromar Valadares, repassou aos prefeitos orientações de especialistas em saúde de outros estados e países para o enfrentamento dessa nova fase da pandemia.
“Mesmo com o governo ampliando os leitos, nossa retaguarda está colapsando devido ao rápido aumento de casos. Precisamos reforçar o treinamento dos profissionais de saúde, unificar o protocolo de atendimento e a busca ativa de pacientes”, orientou Valadares.
O Governo do Amapá também irá distribuir às prefeituras testes de antígenos, que são mais eficazes na identificação dos pacientes infectados. Dessa forma tentando conter o avanço da doença, atuando de imediato no atendimento pós-exposição ao vírus.