MODERNIZAÇÃO

Em Brasília, Bala Rocha busca investimentos para o Porto de Santana

Em Brasília, Bala Rocha busca investimentos para o Porto de Santana

Bala esteve acompanhado do diretor da Companhia Docas de Santana, Edival Tork, e do senador Davi Alcolumbre

Compartilhe:

O prefeito de Santana, Bala Rocha, cumpriu agenda em Brasília nesta quinta-feira, 11, em busca de apoio para investimentos no Porto de Santana, principal porta de entrada e saída de cargas do Amapá. Ele reuniu com representantes da Secretaria Nacional dos Portos e da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) para tratar do assunto.

Acompanhado do diretor da Companhia Docas de Santana, Edival Tork, e do senador Davi Alcolumbre, Bala solicitou ao secretário Nacional da Secretaria de Portos, Diogo Piloni, mais investimentos e modernização do porto. “Fizemos esse pedido para que tenhamos uma maior movimentação de cargas e viabilizar economicamente o porto; também para que novos investidores, na área de logística de transporte, terrestre ou fluvial, sejam atraídos para o porto”, afirmou o prefeito.

Na Antaq, o prefeito tratou do uso temporário de três áreas disponíveis para empresas no pátio do Porto de Santana. Uma delas deve ser licitada ainda no primeiro semestre deste ano.

As pautas vão entrar em estudo para saber qual a capacidade de investimentos, que deverão ser feitos pela iniciativa privada. Mas o prefeito recebeu a notícia da construção de uma instalação portuária de pequeno porte na área do antigo Terminal Hidroviário, que será feita pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit). A obra está orçada em R$ 30 milhões e deve iniciar no segundo semestre deste ano.

O senador Davi Alcolumbre reforçou o compromisso da bancada federal amapaense para garantir os investimentos no Porto. “Hoje a nossa principal rota de ligação com o mundo é pelo Porto de Santana, que ainda se encontra aquém do seu verdadeiro potencial, sobretudo em razão de limitações estruturais. E esta é uma preocupação que o prefeito Bala Rocha sempre discutiu com a bancada federal, pois é essencial para o desenvolvimento de toda uma região. Precisamos utilizar nossa vocação portuária com efetividade e produtividade não só para Santana, como para todo o estado. E é por isso que estamos, aqui, hoje, trabalhando”, destacou o senador.

Compartilhe: