SAÚDE

Santana recebe 875 doses da Coronavac e começa campanha de vacinação

Santana recebe 875 doses da Coronavac e começa campanha de vacinação

Elza Nogueira, técnica em enfermagem, foi a primeira a ser imunizada - Foto: Central de Comunicação

Compartilhe:

Nesta terça-feira, 19, Santana deu início à vacinação contra a Covid-19. O município recebeu 875 doses da vacina Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan, em parceria com a farmacêutica Sinovac. A técnica Elza Gonçalves, 57 anos, foi a primeira pessoa a ser imunizada no município.

De acordo com o Plano Municipal de Imunização, a prioridade será para profissionais de saúde, que atuam na linha de frente do combate à pandemia, e idosos em abrigo. A vacina será aplicada aos servidores da Policlínica Maria Tadeu, Hospital Estadual de Santana, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), além dos idosos  da Associação Casa Abrigo Padre Luigi Brusadelli.

“A vacina simboliza um novo momento, de esperança, pra gente controlar, combater e vencer essa tragédia, que é a Covid-19. Gostaríamos que tivesse vacina para toda a população, de Santana, do Amapá. Mas não está no nosso controle. O Instituto Butantan só conseguiu produzir o que está entregando agora”, justificou o prefeito Bala Rocha.

O Amapá recebeu 31 mil doses da vacina. 15 mil foram destinadas aos profissionais de saúde e idosos em abrigos. Os outros 16 mil são para a população indígena, estimada em aproximadamente 8 mil pessoas.

Prefeito Bala e o governador Waldez participaram da abertura campanha de vacinação – Foto: Central da Comunicação

O governador Waldez Góes, que esteve em Santana para o início da vacinação, destacou as ações do poder público, o apoio da imprensa e da população para que o Estado pudesse ter uma das menores taxas de letalidade do país (1,36%). No entanto, mais de mil pessoas já morreram no Amapá por Covid-19, o que levou o governo estadual a decretar luto oficial de três dias em memória das vítimas.

“Hoje, se dá partida a uma etapa a mais. Com a vacinação, a gente pode sonhar com o controle da pandemia, mesmo que leve um ano, um ano e meio. Eu estou muito feliz com isso, sei do esforço de todos. Saiba você (Bala Rocha) e toda a sua equipe que terão todo o nosso apoio para que a rede municipal receba assistência, não só do fornecimento da vacina, mas, também, de insumos necessários”, afirmou Góes.

O governo do Estado entregou 50% do total de doses de cada município tem direito e deve entregar a segunda remessa em até 28 dias, para garantir a segunda dose a todos que serão contemplados nesta primeira etapa da campanha.

Compartilhe: