OITO VOTOS A ZERO

Em sessão tumultuada, Elma Garcia é eleita presidente da Câmara Municipal de Santana

Em sessão tumultuada, Elma Garcia é eleita presidente da Câmara Municipal de Santana

Mesa diretora é formada por Elma Garcia, Mário Brandão, Dr. Marco Aurélio, Adelson Rocha e Luizinho de Santana

Compartilhe:

Tensa, com direito a bate-boca e muita articulação política. Assim foi a eleição para a mesa diretora da Câmara Municipal de Santana (CMS) na noite de sexta-feira, 1. Depois de muita discussão e até desligamento da energia elétrica do prédio do Legislativo, a vereadora Elma Garcia (DEM) foi eleita a nova presidente da Câmara. Ela recebeu oito votos. Os demais sete vereadores se abstiveram de votar.

Eleição foi marcada por muita articulação política, discussão e até falta de energia no prédio da Câmara

Os procedimentos para a eleição da mesa iniciaram após a posse dos 15 vereadores, do prefeito Bala Rocha (PP) e da vice-prefeita Isabel Nogueira (PT). Nos bastidores, lideranças políticas faziam as articulações para conseguir os votos necessários para a vitória. Assim que a presidente da mesa, vereadora Professora Carmem Queiroz (PP) iniciou o rito, a vereadora Professora Helena Lima (Solidariedade), que encabeçava uma chapa, apresentou um pedido de indeferimento da outra chapa, alegando que a vereadora Elma Garcia estava inscrita nas duas chapas, ferindo o Regimento Interno da Casa.

Elma apresentou um documento em que manifestava sua desistência de concorrer pela chapa de Helena, o que – segundo ela – lhe garantiria o direito de compor outra chapa. Houve bate-boca, manifestação dos dois grupos que estavam na disputa, a sessão foi suspensa e a chapa de Helena Lima considerada irregular, sendo aceita apenas a chapa encabeçada por Elma Garcia.

O rito seguiu e oito parlamentares declararam voto à chapa Aliança por Santana, que venceu a eleição. A mesa diretora para o biênio 2021-2022 ficou com a seguinte formação: Elma Garcia (DEM) na presidência, Mário Brandão (PL) como primeiro vice-presidente, Dr. Marco Aurélio (Avante) é o segundo vice-presidente, Adelson Rocha (PCdoB) ficou como primeiro secretário e Luizinho de Santana é o segundo secretário.

Mas, ao que tudo indica, o imbróglio ainda chegou ao fim. A vereadora Professora Helena Lima prometeu recorrer à Justiça para anular a eleição.

Compartilhe: