DA OXFORD/ASTRAZENECA

Amapá recebe mais seis mil doses de vacina contra a Covid-19

Amapá recebe mais seis mil doses de vacina contra a Covid-19

Doses devem ser disponibilizadas aos municípios a partir desta segunda-feira - Foto: Philippe Gomes

Compartilhe:

O Amapá recebeu mais seis mil doses de vacina contra a Covid-19. O imunizante, da Oxford/AstraZeneca e importado da Índia, chegou na tarde deste domingo, 24, no Aeroporto Internacional de Macapá. A expectativa é que os municípios já possam retirar as doses a que têm direito a partir desta segunda-feira, 25.

Após o desembarque, as doses foram colocadas em caminhão baú e transportadas, sob escolta da Polícia Federal, até a Central de Abastecimento e Distribuição de Imunobiológicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), em Macapá, onde foi averiguada a integridade do material.

O governador do Amapá, Waldez Góes, destacou que as vacinas serão destinadas aos profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate à pandemia. “Temos cobrado dos prefeitos que fiscalizem, monitorem e acompanhem para não permitir que nenhuma dose de vacina seja utilizada em pessoas que não estejam, neste momento, no plano de prioridades do combate à covid-19. No final, todos os amapaenses serão imunizados, mas não é justo imunizar, neste momento, pessoas que não estão no front”, ressaltou Góes.

O secretário estadual de saúde, Juan Mendes, afirmou que, após os profissionais da saúde, o Plano Estadual de Vacinação prevê a imunização dos idosos. “Estamos nos organizando para quando finalizarmos em 100% a imunização de trabalhadores da saúde, iniciarmos a vacinação dos idosos de forma escalonada, já que neste momento não conseguiremos alcançar todo o grupo acima de 60 anos de uma única vez. Iremos iniciar nas faixas etárias mais altas, como acima de 90 anos e depois, conforme a chegada de novos lotes, diminuirmos essa faixa etária”, esclareceu.

Como a segunda dose da vacina da Oxford/AstraZeneca deve ser tomada em 12 semanas (três meses), o Ministério da Saúde orienta que todos os imunizantes recebidos sejam utilizadas, pois a segunda dose está assegurada pelo Governo Federal dentro do prazo.

O Amapá aguarda, para os próximos dias, a chegada de mais um lote da vacina CoronaVac, do Instituto Butantan, de São Paulo, produzida em parceria com o laboratório chinês Sinovac.

Compartilhe: